Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27


Jornada Paraíba Produtiva movimenta setor agropecuário e beneficia famílias agricultoras

 

As ações do Governo da Paraíba voltadas para agricultura familiar continuam movimentando o setor agropecuário nos 223 municípios, com a realização das Jornadas Paraíba Produtiva. A iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e outras instituições, já contemplou com os mais variados serviços e políticas públicas, até agora, mais de 13 mil famílias agricultoras em 105 jornadas ocorridas no Estado desde o mês de julho último.

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais, as jornadas, além das diversas políticas públicas oferecidas, tem foco em ações e orientações direcionadas para o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da economia de todos os municípios paraibanos. O diretor avalia que a intenção do Governo do Estado é ampliar as políticas públicas destinadas às famílias agricultoras e, com isso, dar um maior impulso à agricultura familiar paraibana que, conforme ele, “tem gerado oportunidade de trabalho, de renda e de qualidade de vida no meio rural”.

Patos - A exemplo de outros municípios onde tem ocorrido o evento, a II Jornada Paraíba Produtiva Regional de Patos, que tem à frente o gerente regional Francisco Acácio, aconteceu nessa quinta-feira (23) em Santa Luzia e contou com as presenças do secretário estadual de Agricultura Familiar Frei Anastácio, o secretário executivo Bivar Duda, o prefeito José Alexandre de Araújo (Zeze), o vice-prefeito Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega (Chicão) e o secretário Municipal de Produção Rural, Desenvolvimento e Trabalho, Thiago Araujo, além de outras autoridades e dezenas de agricultores familiares.

A Jornada realizada em Santa Luzia fez parte da festa de 152 anos de emancipação política da cidade, completados nesta sexta-feira (25). Entre as políticas públicas e outros serviços oferecidos destacaram-se emissão de Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), orientações sobre crédito rural e suas diversas modalidades, assinaturas de propostas dos programas PNFC - Terra Brasil, além dos programas institucionais como Pnae e Pronaf.

Afora outras ações executadas por outros órgãos parceiros presentes no evento, a Seafds promoveu a distribuição de mudas frutíferas aos agricultores dos municípios de Santa Luzia, São Mamede e Junco do Seridó. Na ocasião, também foram efetivadas as assinaturas dos termos de adesão ao Programa Garantia Safra com os gestores municipais do Território do Médio Sertão.


SECOM PB




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários