Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27


Taxa de desocupação na Paraíba cai 16,7% no 3º trimestre deste ano

 

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta semana pelo IBGE, apontou que a Paraíba apresentou redução de 16,7% na taxa de desocupação no terceiro trimestre deste ano em comparação com igual período do ano passado.

Os dados apontam ainda que de julho a setembro deste ano, a Paraíba contava com cerca de 157 mil pessoas desocupadas, enquanto no terceiro trimestre no ano passado eram 188 mil paraibanos nesta situação. O estudo leva em consideração o número de pessoas que não estavam trabalhando, mas, no período investigado, adotaram alguma medida para buscar uma ocupação.

Na comparação com o trimestre anterior, quando havia 174 mil pessoas desocupadas no estado, a variação foi de -10%. Apesar da redução de 1,1 pontos percentuais, a taxa de desocupação é considerada estatisticamente estável pelo IBGE. Quanto à população ocupada, a Paraíba registrou aumento de 2,4%, o que significa a criação de 36 mil novos empregos no terceiro trimestre deste ano. Segundo o IBGE, essa população, que era 1,5 milhão de pessoas no trimestre anterior, passou a ser de 1,536 milhão de pessoas ocupadas.

Com isso, o nível da ocupação permaneceu estável no comparativo com o trimestre anterior (46,6%), tendo sido de 47,7% no terceiro trimestre. O rendimento médio mensal real habitual de todos os trabalhos das pessoas ocupadas, na Paraíba, era de R$ 2.164. O valor foi maior que o verificado na média da região (R$ 2.088).

PB AGORA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários