MEC divulga nesta terça-feira segunda chamada do Prouni


Prazo de inscrições para bolsas acadêmicas da parceria Cagepa e UFPB entra na reta final

 




Continuam abertas as inscrições para duas bolsas de mestrado e uma de doutorado para projetos de iniciação tecnológica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). O objetivo desse trabalho em conjunto é que, ao final do curso, além da produção científica, sejam gerados produtos ou processos inovadores que possam ser aplicados na Companhia. O prazo final de inscrições varia entre 31 de janeiro a 4 de fevereiro, dependendo do projeto selecionado.


A iniciativa faz parte do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (Programa MAI/DAI). As bolsas são fornecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com contrapartida da Cagepa, que investe em infraestrutura, materiais, equipamentos e livros. As atividades realizadas serão orientadas por um docente do Programa de Pós-Graduação e acompanhadas pela empresa parceira. As vagas são destinadas para os seguintes projetos:
 
NÍVELPROJETOQTDE DE VAGASPRAZO DE INSCRIÇÕES
DoutoradoConversão termoquímica de resíduos da ETE/ETA para geração de energia.131/01/2024
MestradoDesenvolver análise e recomendações para o aprimoramento dos mecanismos de governança corporativa da empresa pública.104/02/2024
MestradoDesenvolvimento de metodologias de avaliação do ganho da eficiência energética na instalação de inversores de frequência nas estações de distribuição de água.131/01/2024
 
Requisitos – Para concorrer, o acadêmico precisa estar regularmente matriculado no programa PPG; se dedicar integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; ser selecionado e indicado pela coordenação do curso; não ser aposentado; estar em gozo de licença ou afastamento sem remuneração/salário ou, ainda, ter o contrato suspenso com a instituição empregadora; e não receber remuneração proveniente de vínculo empregatício ou funcional, concomitante com a bolsa do CNPq.

Inscrições – As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário online no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFPB. O processo de seleção ocorrerá por meio de duas etapas, classificatórias e eliminatórias: avaliação curricular e apresentação e arguição de projeto de pesquisa. Confira todas as vagas no site: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S .
SECOM-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO
 

Comentários