MEC divulga nesta terça-feira segunda chamada do Prouni


Socioeducandos da Fundac concluem Curso de Barbeiro Profissional e participam de Ação Social em Casa de Acolhimento de João Pessoa


 A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente "Alice de Almeida" (Fundac) concluiu o primeiro Curso Profissional de Barbeiro junto ao Instituto de Pesquisa e Promoção do Desenvolvimento e Sustentabilidade (Ippeds), destinado a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais no Estado. Dezessete socioeducandos do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e do Centro Educacional do Jovem (CEJ) concluíram a profissionalização.

Durante a profissionalização, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre: Organização do ambiente de trabalho do Barbeiro (30h); Corte e modelagem de barba e cabelo (80h); e Tratamento capilar, coloração, descoloração e alteração da estrutura da barba e dos cabelos (50h); totalizando 160 horas/aulas.

O Curso de Barbeiro Profissional, ofertado pelo Ippeds, na modalidade presencial, teve início dia 6 de novembro de 2023 e surgiu como uma opção a mais para a formação profissional dos socioeducandos. Uma forma de capacitar profissionais para atuarem como barbeiros em barbearias, salões e institutos de beleza, SPAs, centros de estética, meios de hospedagem, lojas de cosméticos, cruzeiros marítimos, academias e domicílios, seja como profissional autônomo, prestador de serviços ou empregado.

De acordo com o presidente da Fundac, Flavio Moreira, a iniciativa da formação é capacitar e qualificar adolescentes e jovens dentro do sistema, no intuito de aumentar as possibilidades de reinserção social após o cumprimento da medida judicial, além de tornar o ambiente socioeducativo mais leve e proveitoso.

A formação junto ao Ippeds foi acompanhada pelo setor de Profissionalização da Fundac, coordenado por Mayara Santos, e contemplou sete adolescentes que cumprem medidas no Centro Socioeducativo Edson Mota – CSE e 10 jovens do Centro Educacional do Jovem – CEJ. A proposta para 2024 é que os cursos no ramo da barbearia atinjam o maior número possível de socioeducandos, já que a formação tem bastante receptividade entre eles.

Ação Social – Já com os certificados em mãos, os alunos que concluíram o Curso de Barbeiro Profissional tiveram, mais uma vez, a oportunidade de colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos durante a formação, em ação social na Casa de Acolhimento Adulto I, do município de João Pessoa. A ação contou com a participação de seis jovens do Centro Educacional do Jovem e atendeu 11 moradores e um funcionário da Casa de Acolhimento, com cortes e modelagens de cabelos e barbas.

SECOM-PB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários