Considerado o maior evento da música autoral paraibana, o Festival de Música da Paraíba acontecerá na cidade de Sumé durante os meses de maio e junho de 2024. O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira (29) pelo governador João Azevêdo, durante o programa semanal Conversa com o Governador, pela Rádio Tabajara.Este ano o festival revisitará a carreira e obra do compositor José Marcolino, “Paraibano da cidade de Sumé”. Na oportunidade, o evento também fará uma homenagem a um artista em vida. O nome desse artista será feito em breve pelo próprio governador João Azevêdo.
O edital da 7ª edição do Festival de Música da Paraíba será publicado no Diário Oficial da União no dia 04 de fevereiro e as inscrições poderão ser feitas do dia 6 de fevereiro à 6 de março.
As eliminatórias ocorrerão na cidade de Sumé nos dias 31 de maio e 1º de junho. Já a grande final será no dia 8 de junho, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa.
Este ano, o Festival vai disponibilizar R$ 30 mil em premiações distribuídas em cinco categorias: 1º lugar, 2º lugar, 3º lugar, Melhor intérprete e Votação popular (feita pela internet).
Serão 30 selecionados para a fase eliminatória e 14 para a finalíssima. Todo o trabalho de escolha dos classificados é feito por jurados independentes, de outros estados e especialistas em música.
O Festival de Música da Paraíba é a maior vitrine da música autoral paraibana. É transmitido por streaming e rádio com alcance ilimitado e serve como um grande vetor para escoar e amplificar a arte produzida no estado. “É a cereja do bolo musical paraibano a cada ano”, ressaltou o governador João Azevêdo.
As seis edições anteriores, homenagearam Zabé da Loca, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Marinês, Genival Macedo e Zé do Norte. Foram mais de 1.200 músicas inéditas inscritas e quase 200 apresentações ao vivo, entre eliminatórias e finais. Ao todo, já foram distribuídos mais de R$ 150 mil em prêmios.
O evento é uma realização do Governo da Paraíba, envolvendo a Empresa Paraibana de Comunicação, Fundação Espaço Cultural da Paraíba e Secretaria de Estado da Comunicação Institucional, este ano, com apoio da Prefeitura de Sumé/Secretaria de Cultura, esportes e Turismo. “Será um prazer sediar um evento tão importante da música paraibana e homenagear um dos maiores artistas, nosso querido Zé Marcolino”, disse o prefeito Éden Duarte.
VITRINE DO CARIRI
FALA PARAÍBA-BORGES NETO
Comentários
Postar um comentário