MEC divulga nesta terça-feira segunda chamada do Prouni


Vai cair na folia? Confira dicas para curtir o carnaval com saúde e segurança

 


O carnaval já começou em quase todo o país e muita gente está ansiosa para cair na folia. Para aguentar o ritmo até o fim das festas de momo, é preciso muita disposição, energia e saúde antes, durante e após as festividades.

Desfiles, blocos de rua e bailes da cidade requerem energia e hidratação suficientes para manter a intensa atividade física nesse período. Como em João Pessoa os festejos de momo começam nesta quinta-feira (1º), com as prévias carnavalescas, a nutricionista Paula Bacalhau, da equipe da Unimed João Pessoa, preparou algumas dicas importantes para o folião brincar com tranquilidade.

Segundo ela, quem seguir essas recomendações vai ter muita disposição e saúde durante e após as festividades.
– Garanta a energia para os dias de festa consumindo boas fontes de carboidratos;
– Escolha proteínas magras. Alimentos gordurosos podem causar enjoos, mal-estar e indisposição. Prefira comidas leves, como verduras, legumes e frutas, cuja procedência você conheça;
– Consuma frutas ricas em água. Além de fornecer vitaminas e minerais, contribuem para a hidratação;
– Água potável é fundamental! As frutas ajudam, sim, mas não são suficientes para garantir uma boa hidratação e controlar a temperatura corporal em meio ao calor.

Outras Orientações

Mas, as recomendações não são apenas relacionadas à alimentação e a hidratação. O folião tem que ficar atento a algumas orientações de proteção e segurança nos dias de carnaval. Então, fique atento!
– Proteja-se do sol, usando protetor solar, chapéus, bonés e óculos escuros;
– Use preservativo sempre;
– Mantenha os cuidados no trânsito: não dirigir após o consumo de bebida alcoólica, não usar o celular enquanto dirige, usar o cinto de segurança e respeitar os limites de velocidade;
– Descanse quando o corpo pedir, pois o sono ajuda a repor as energias;
– Tenha sempre consigo um documento de identificação;
– Se tiver doença crônica (diabetes, hipertensão, epilepsia, dentre outras), alguma alergia grave ou utilizar próteses, leve um aviso.

No mais, é aproveitar para cair no frevo, no samba e nas marchinhas de carnaval.

Oficina Gratuita

Para orientar os clientes a se cuidar ainda mais no período do carnaval, a Unimed João Pessoa vai realizar uma oficina gratuita com dicas para brincar com saúde. A oficina “Alimentação adequada para garantir a folia” será online no dia 7 de fevereiro, das 14h30 às 15h30. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br), na aba Viver Melhor, em Equilíbrio do Corpo.

Para se inscrever, o cliente deve seguir alguns critérios: ter acima de 18 anos; ter Índice de Massa Corporal a partir de 25 (entre 18 e 59 anos) ou 27 (a partir de 60 anos); e circunferência abdominal acima de 94 cm (homens) e 80 cm (mulheres).

PARAÍBA.COM





FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários