Com a presença de 60 paraibanos, Conferência Nacional de Cultura debate políticas públicas e propostas para o setor

 

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, começa hoje, segunda-feira (4) e se estende até a próxima sexta-feira (08/03), a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC).

O evento deve reunir mais de 3 mil participantes de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A cerimônia de abertura contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O Nordeste contará com 406 delegados, dos quais, 60 paraibanos.

Até a sexta-feira(08/03), a 4ª CNC vai debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor.

As propostas aprovadas durante a Conferência vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.

De acordo com a secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins, é a partir da união do Governo com a população que faz e vive da cultura que a tomada de decisão deve acontecer.

Com adesão de 100% das Unidades Federativas do País, as delegadas e delegados que participarão da etapa nacional da Conferência elegeram, nas fases estaduais e distrital, aproximadamente 140 propostas que serão debatidas entre 12 grupos de trabalho e seis eixos temáticos.

Entre os participantes da Conferência, além de gestores governamentais e dos delegados e delegadas que foram votadas para representar seus locais e seus territórios, estão os intelectuais e pessoas representativas que trazem histórias e memórias importantes, e os observadores, que são as pessoas que se inscreveram através do site do evento e poderão conferir as atividades de perto.

Os representantes culturais da região Nordeste marcarão presença na 4ª Conferência Nacional da Cultura. Dos aproximadamente 1.300 delegados previstos para participar do evento, 406 pertencem à região. Destes, 42 são de Alagoas, 62 da Bahia, 62 do Ceará, 40 do Maranhão, 60 da Paraíba, 42 de Pernambuco, 42 do Piauí, 40 do Rio Grande do Norte e 16 de Sergipe. A maior parte deles foram eleitos durante as conferências regionais realizadas nos municípios, nos estados e no Distrito Federal.

A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

O Festival da Cultura, que também integra a programação, é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, como realização do MinC e do CNPC, co-realização da OEI e apoio da Flacso Brasil.

PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários