Conferência defende cultura em todas as suas vertentes


 Música, dança, teatro, cinema e todas as expressões culturais. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura” a 4ª Conferência Nacional de Cultura, foi aberta oficialmente ontem, segunda-feira (04/03), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), Ao participar da abertura do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu a cultura em todas as suas vertentes.

A 4ª CNC evento ocorre até sexta-feira, 8 de março, após um intervalo de 10 anos. A Conferência Nacional de Cultura deve reunir mais de 3 mil participantes de todo o país para debater políticas públicas de cultura. Pelo menos 60 paraibanos estão participando do evento, entre músicos, jornalistas, ativistas culturais e cineastas.

Lula reafirmou o compromisso do Governo Federal com a defesa e o fortalecimento da cultura, por considerá-la fundamental para o projeto de desenvolvimento do país.

Ele também ressaltou a necessidade da criação de comitês de cultura em todas as capitais e disse que o povo deve se apoderar do movimento no país.
“Nunca mais esse país entrará na escuridão do fim da cultura porque queremos as luzes acesas”, disse, lembrando que o Ministério da Cultura foi extinto no governo anterior e recriado em seu terceiro mandato.

Ao longo da semana, participantes de todo o Brasil vão debater políticas públicas e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante a 4ª Conferência vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que serve de guia para a formulação de políticas culturais na próxima década. (O Poder)

A 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada pelo MinC, tem apoio da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e do Banco do Brasil.

PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO



Comentários