Assistente social Amanda Virgínia celebra conquista histórica com anúncio de 50 casas que serão construídas em aldeia de Rio Tinto

 

Na manhã deste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, a assistente social Amanda Virgínia celebrou uma vitória para a comunidade Potiguara em Rio Tinto. Após anos de espera e luta, foi anunciada a construção de 50 casas na aldeia Monte-Mor, no município, por meio do programa Minha Casa Minha Vida Rural.

A conquista, que representa o desfecho de um trabalho iniciado em 2018, registra um marco histórico para a comunidade Potiguara, que há 15 anos aguarda a demarcação da última parte de seu território. Desde a portaria nº 2.135 do Ministério da Justiça, emitida em 14 de dezembro de 2007, declarando a posse permanente dos indígenas sobre Monte-Mor, os Potiguara têm enfrentado desafios territoriais e conflitos com latifúndios.

A atuação da vereadora Cacique Cal, da prefeita Magna Gerbasi, e o empenho de Amanda Virgínia foram fundamentais para a concretização desse projeto. Através de uma parceria efetiva, aliada ao apoio do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, foi possível viabilizar a seleção do projeto pela portaria PORTARIA MCID Nº 354, DE 9 DE ABRIL DE 2024, do programa Minha Casa Minha Vida.

“Esta é uma parceria que deu certo, e hoje, no Dia do Índio, confirmamos essa vitória. A construção de 50 unidades habitacionais na aldeia Monte-Mor é um passo significativo para garantir moradia digna e qualidade de vida para nossa comunidade. Agradeço a todos que tornaram isso possível e reforço o papel das mulheres na política, que estão fazendo a diferença”, destacou Amanda Virgínia.

LITORAL PB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários