Após suspeita de morte de criança por meningite, secretário de Saúde de João Pessoa reforça necessidade de vacinação


 Ontem (16), uma criança de dois anos de idade, que estava internada no Hospital Infantil do Valentina, em João Pessoa, morreu e a causa da morte, ao que tudo indica atéo momento, foi meningite.  O secretário municipal de Saúde, o médico Luis Ferreira Filho reforçou a importância de manter as cadernetas de vacinação das crianças atualizadas.

” A forma mais fácil e mais prática de prevenir a meningiteé vacinando. Temos a vacina contra meningite no programa nacional de imunização, ela está dentro do calendário habitual de vacinação”, pontuou.
Conforme apurou o ClickPB, em m 2024, na Paraíba registrou-se 51 notificações de suspeitas de meningite, sendo 17 confirmados, 15 descartados e 19 em investigação. No mesmo período de 2023, foram 51 suspeitas de meningite, com 29 confirmados, 21 descartados e 1 em investigação.

meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. A meningite viral ou bacteriana são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

Para adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos é indicada a vacina meningocócica ACWY (Conjugada),que atua contra a meningite . Para atualização da caderneta vacinal, este grupo pode aproveitar a oportunidade para se proteger contra HPV, indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias e contra dengue, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários