Oi, Vivo e TIM são multadas por propaganda enganosa sobre 5G

Caravana da Rede Cuidar 2024 transforma vidas em Monteiro com atendimentos especializados e capacitações profissionais

 

Portadora de toxoplasmose – uma infecção que pode causar lesões cerebrais e afetar diversos órgãos –, a pequena Gabrielly de Lima Barbosa, de 3 anos, chegou cedo ao primeiro dia de atendimentos da Caravana da Rede Cuidar, em Monteiro, nessa segunda-feira (1º). A mãe da criança, Jéssica da Silva Lima, conta a trajetória da menina que nasceu com uma mancha no cérebro e destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado para o tratamento da sua filha. “Demorava muito para conseguir as consultas e agora está tudo mais acessível”, afirmou emocionada com a oportunidade oferecida pela Caravana da Rede Cuidar.

Jéssica e Gabrielly fazem parte dos atendimentos especializados da Caravana da Rede Cuidar 2024, que iniciou no Cariri Paraibano e percorrerá outros 12 municípios paraibanos. No primeiro dia, foram realizados 361 atendimentos e procedimentos, proporcionando o agendamento de consultas e a avaliação multiprofissional das crianças da região. Entre os atendimentos, 109 foram para pacientes do sexo feminino e 58 para o sexo masculino. Além disso, foram realizados 169 agendamentos de consultas, 19 acompanhamentos e 10 altas, oferecendo uma assistência abrangente e continuada para a população local.

Já Tayana Campos compartilhou a história de sua filha Mariana, que foi diagnosticada com um sopro no coração durante um check-up de rotina. Inicialmente, a única opção de atendimento especializado era em Campina Grande, o que representava um grande desafio para a família. “Procurei a secretaria municipal e eles disseram que ia vir a caravana pra cá. E eu automaticamente vibrei de emoção, porque é mais difícil pra gente se deslocar daqui pra Campina Grande”, disse.

A Rede Cuidar oferece atendimentos nas áreas de cardiopediatria, pediatria ortopédica, fisioterapia, odontologia, nutrição, enfermagem, serviço social e psicologia proporcionando assistência qualificada para todas as crianças de todas as Regiões de Saúde da Paraíba. A iniciativa também tem um viés educacional, com a participação de residentes voluntários, como a estudante do terceiro período de medicina da UFPB Ana Luiza, que se voluntariou na Caravana da Rede Cuidar, inspirada por uma amiga que havia participado no ano anterior. “Eu fiquei sabendo da caravana porque uma amiga minha, da minha sala, veio ano passado. Eu acompanhei ela pelo Instagram e achei o projeto incrível. Rodar os interiores está sendo muito enriquecedor para mim, conhecer várias pessoas diferentes, várias histórias.”

Além dos atendimentos, foram realizados cursos de capacitação para os profissionais das localidades visitadas pela Caravana, abordando temas como “Reanimação Neonatal para Profissionais não Médicos nas Maternidades da Região”, “Identificação e Captação Precoce da Endometriose na Atenção Básica”, “Atendimento Odontológico em Crianças com Necessidades Especiais” e “Realização do DIU na Atenção Básica”.

Até o dia 13 de julho, a Caravana da Rede Cuidar terá percorrido 13 municípios paraibanos. Os próximos atendimentos acontecem em Princesa Isabel (02/07), Itaporanga (03/07), Cajazeiras (04/07), Sousa (05/07), Catolé do Rocha (06/07), Pombal (07/07), Patos (08/07), Juazeirinho (09/07), Picuí (10/07), Guarabira (11/07), Itabaiana (12/07) e Mamanguape (13/07). A iniciativa mobiliza 100 profissionais, sendo 80 da Caravana e 20 locais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e odontólogos, com a maioria dos profissionais atuando de forma voluntária.

A Rede Cuidar Paraíba é um serviço permanente de Telemedicina, oferecido pelo Governo do Estado, que conta com um pacote de serviços e tecnologias que envolvem a disponibilização de atendimento especializado remoto e/ou presencial; apoio ao transporte seguro, quando necessário; monitoramento e rastreamento de pacientes, na rede de assistência à saúde de média e alta complexidade da Paraíba, para especialidades de Perinatologia, Obstetrícia e Cardiopediatria. Anualmente são realizadas caravanas oferecendo assistência nas diversas regiões da Paraíba.


VITRINE DO CARIRI



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários