Sindicato atribui a entressafra aumento no preço do etanol na Paraíba


 

Durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação desta sexta-feira, (12), o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool), Edmundo Barbosa, atribuiu o aumento no preço do etanol a entressafra e frisou que os donos dos postos tem  auntonomia para estabelecer a livre concorrência em relação aos preços.

“Em relação ao aumento do etanol, estamos ainda na entressafra e é natural que entre os distribuidores e postos haja uma busca de recuperar margem, entendo como natural. Nesse momento a gasolina vai levando vantagem e assim aumentando o costumo”, detalhou.

 

No Nordeste é perceptível na ponta varejista o aumento do consumo do etanol comparado ao ano passado.

Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, gás Natural e Biocombustíveis), o crescimento no volume de etanol consumido em Pernambuco foi de 58%; em Alagoas, de 30%; e, na Paraíba, de 54% (aqui foi considerado o período de setembro/23 a março/24 da safra 2023/24 com o mesmo período de 2022/23). Em relação à paridade nas bombas, pode-se dizer que, para os três estados produtores, a relação média entre o biocombustível e a gasolina C está em torno de 71% neste ano-safra (setembro/23 a abril/24). Já na safra 2022/23, a paridade média ficou entre 75,6% e 77,6% na mesma comparação.

Em usinas de etanol e Açúcar é bastante comum que a safra comece em maio, podendo durar até Novembro.

Comentários