Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga lança cartilha de Segurança do Paciente

 



O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga lançou, nesta sexta-feira (23), a Cartilha de Segurança do Paciente. O material visa promover uma interação efetiva entre pacientes, familiares e profissionais de saúde, colocando o paciente como protagonista do seu tratamento e mostrando que ações e atitudes coletivas podem impactar positivamente no tratamento.

A cartilha é um guia abrangente com foco em procedimentos e medidas de prevenção de riscos. O material aborda desde a identificação correta do paciente até a administração segura de medicamentos. O objetivo é garantir que todos os envolvidos estejam bem informados e engajados na segurança do atendimento prestado.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Kariny Gardênia Lisboa de Melo, a segurança do paciente é crucial para evitar erros e eventos adversos durante o tratamento. “A cartilha tem um papel fundamental na conscientização sobre práticas seguras, ajudando a integrar pacientes, familiares e profissionais em uma abordagem colaborativa. Ao educar sobre cuidados apropriados e prevenção de riscos, o documento contribui para uma assistência mais confiável e eficaz”, explicou.

A técnica ainda reforçou que, para os pacientes, a cartilha representa um avanço significativo no conhecimento sobre seus direitos e sobre como se proteger e participar ativamente do próprio cuidado. Esse conhecimento aprimorado pode melhorar a comunicação com a equipe de saúde e reduzir os riscos associados ao tratamento.

Os colaboradores do complexo também serão beneficiados com o material, que reforça práticas seguras e orientações cruciais para o manejo clínico. A cartilha destaca a importância da identificação correta dos pacientes, da comunicação efetiva entre a equipe e os usuários, da administração adequada de medicamentos e da prevenção de infeções e lesões relacionadas à assistência à saúde.

A cartilha é digital e pode ser acessada no Instagram do hospital (@hospitalclementinofraga). Os pacientes também terão acesso ao QRCode no momento da internação. A implementação do material, reforça o compromisso do Complexo Dr. Clementino Fraga com a segurança e a excelência no atendimento, beneficiando diretamente pacientes e profissionais de saúde.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários