Ação na orla de JP celebra ‘Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência’

 


“Seria primordial que tivéssemos isso diariamente, como qualquer pessoa pode vir todo dia à praia”. Essa é uma das reivindicações do atleta paralímpico Daniel Martins e que fazem parte do conjunto de propostas da candidata à vereadora de João Pessoa pelo Progressistas, Luciana Rabay.

“Precisamos de cadeiras anfíbias e pessoas que tenham a capacidade de colocar a gente nesses equipamentos e levar até o mar, passar pela areia até a água, onde as nossas cadeiras não chegam. É importante termos políticos que busquem por políticas públicas para pessoas com deficência”, completa o atleta

A candidata participou neste sábado (21) de uma ação em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, promovida pelo o Acesso Cidadão da Casa José Américo. Rabay defende a requalificação da orla com instalação de caminhos com acessibilidade para cadeirantes na areia, disponibilização de cadeiras anfíbias e contratação de pessoal qualificado para garantir o acesso ao mar.

A proposta é para que esses equipamentos sejam instalados em vários pontos das praias urbanas de João Pessoa, garantindo uma maior inclusão e incentivo às práticas esportivas

“No simples fato de ir à praia, a gente às vezes desconsidera que existe uma dificuldade, não apenas para um cadeirante, mas qualquer pessoa com dificuldade de locomoção. Uma pessoa idosa que busca o bem-estar, que queira vir caminhar na praia e tomar um banho de mar. É justamente isso que quero buscar como vereadora da cidade, deixar essas atividades mais acessíveis em vários pontos da orla. Queremos que esses pontos sejam instalados em locais que também estejam próximos aos pontos de ônibus, dessa forma dando condições para que toda a população da cidade tenha acesso”, detalhou Luciana Rabay.

O presidente da Assessoria e Consultoria pela Inclusão Social (Ac Social), Genilson Lima, lembrou que é necessário a criação e execução de políticas públicas para incluir as pessoas com deficiência e de baixa renda. “Não adianta a gente ter educação e acessibilidade se a gente não inclui as pessoas de baixa renda”, pontuou Genilson.

Mais propostas

Luciana Rabay aposta no esporte como promoção da qualidade de vida dos pessoenses. Além da instalação de bóias de sinalização ou trapiche flutuante no mar das praias da cidade, a candidata a vereadora quer organizar as quadras de areia para que a população tenha acesso a uma estrutura equipada para prática de várias modalidades esportivas.

Ela propõe também a criação de um local para armazenamento de bolas, cones, coletes, uniformes e outros equipamentos utilizados na prática esportiva, além da instalação de um posto de enfermagem na orla para a realização de serviços de saúde voltados para atendimento emergencial a quem estiver praticando esportes.

MaisPB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários