Os trabalhos que estarão na exposição são de Aurélio Filho, Fábio Alves, Gabriel Jardim, Henrique Magalhães, Jack Herbert, Lucas Nóbrega, Mike Deodato, Minna Miná, Murilo Carvalho, Ricardo Jaime, Samuel Gois e Thaís Gualberto. Os eventos da inauguração da Gibizeca são promovidos pela Fundação Casa de José Américo, com a parceria e produção (na programação) da 7ª edição da Top! Top! Convenção Paraibana de Quadrinhos.A entrada é gratuita e a agenda de atrações da inauguração ocupará diversos espaços da FCJA, que fica localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana. A programação especial será diversificada e contemplará todas as faixas etárias. A agenda reunirá 39 expositores na Feira dos Artistas, onde quadrinistas, ilustradores, escritores, vendedores e produtores de artigos geek e nerd da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco irão realizar lançamentos exclusivos no evento.
Entre os artistas presentes destacam-se os quadrinistas Paulo Moreira, Shiko, Gabriel Dantas, Samuel Gois, Thaís Gualberto, o casal Leander e Cristal Moura e a presença do renomado escritor de terror Márcio Benjamin. O público contará ainda com exibição de filmes e contação de histórias para o público infantil, oficina de aquarela com café e de hiper realismo, caricatura ao vivo, mesa de RPG relacionado ao livro de distopia ‘Verde Gás’, do escritor paraibano Ricardo Oliveira, entre outras atividades.
O presidente da FCJA, Fernando Moura, lembra que, desde o surgimento do Flama, personagem criado por Deodato Borges, em 1967, a Paraíba protagoniza um dos movimentos mais intensos do universo HQ brasileiro. Dessa maneira, “exportando uma configuração artística peculiar, diversificada e perene, de onde despontaram nomes de projeção nacional e internacional, a exemplo de Henrique Magalhães, Mike Deodato, Emir Ribeiro, Shiko, Thaís Gualberto, Cristovam Tadeu e inúmeros outros ilustradores e roteiristas, mantendo e evidenciando nos dias atuais a aptidão paraibana para as artes e o engenho em dividi-las com o mundo”.
De acordo com Fernando Moura, a FCJA está atenta a essa movimentação ainda dispersa. Com este avento de inauguração, conforme o presidente, a instituição “ativa os aspectos culturais, históricos e pedagógicos, através de espaços de estudo e circulação, atuando como articuladora de um movimento crescente”, e que está se aproximando aos cinquenta anos de existência.
“A GibiZeca e a Vila do ABC, frutos de parcerias profícuas, chegam, portanto, para ajudar nessa organização institucional, garantindo o estímulo lúdico e operacional às atuais e futuras gerações”, afirma Fernando Moura, que é complementado por Manassés Filho, produtor cultural e criador da Top! Top!: “A exposição ‘O Espetacular Quadrinho Paraibano’ apresenta um recorte com 12 nomes da produção de HQs do nosso estado, colocando lado a lado nomes consagrados e a novíssima geração de artistas que já despontam com seu talento, diversidades de estilos e temas relevantes que podem envolver o cotidiano, humor, distopia, aventura e filosofia para nos conduzir à reflexão da condição humana, como também intensificar nossa percepção em relação a nós mesmos”.
A GibiZeca – Vila do ABC é um projeto cultural que promoverá uma área dedicada à ludicidade educativa. O objetivo do espaço, segundo a chefe do Centro de Cordel e Cultura Popular da FCJA, Katzumy Lia Fook, é despertar o gosto da criança para a leitura a partir de estratégias lúdicas. Um acervo de mais de dois mil exemplares de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, somados à obras de autores paraibanos, irá integrar o setor que funcionará na Unidade de Tambaú (em fase de implantação) da FCJA.
PB Agora
FALA PARAÍBA-BORGES NETO
Comentários
Postar um comentário