TSE deve investigar motivos de abstenção nas eleições


 A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou na noite desse domingo (27) que a Justiça Eleitoral vai fazer uma pesquisa para entender as causas do aumento da abstenção nas eleições. O objetivo é reduzir o não comparecimento nas próximas eleições de 2026. Durante uma entrevista coletiva para avaliar os resultados do segundo turno das eleições municipais, a ministra destacou que as ausências de eleitores subiram de 21,68% no primeiro turno para 29,26% no segundo.

Cármen Lúcia ressaltou que esse aumento pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo questões climáticas em algumas localidades. “Vamos verificar e ver o que podemos aperfeiçoar. Vamos ter que apurar em cada local e trabalhar com os dados”, afirmou.

A pesquisa será realizada em colaboração com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para identificar os principais obstáculos que impedem o comparecimento dos eleitores em diferentes localidades. A ministra prometeu apresentar um relatório antes da diplomação dos candidatos eleitos, marcada para dezembro.

Historicamente, a abstenção tende a aumentar entre o primeiro e o segundo turno, especialmente devido ao descontentamento com os candidatos disponíveis. As eleições de 2024 registraram o segundo maior índice de ausências da história, perdendo apenas para 2020, auge da pandemia de covid-19.

Bruno Lira / FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários