- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
!—>!—>!—>
!—>!—>!—>
HORA DO COLINHO: projeto de JP transforma a humanização no atendimento neonatal e se torna lei em outros estados; veja como funciona
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O projeto criado por uma enfermeira paraibana, no período da Pandemia da Covid-19 em 2021, ganhou grande repercussão. Por isso, foi reconhecido como Protocolo Operacional Padrão (POP), em parecer técnico do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em julho de 2021. Ele também deu origem a várias outras leis e projetos de lei pelo Brasil.
Em João Pessoa, a iniciativa se tornou a Lei Municipal 14.308/202, de autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti. Ela está sendo contada durante uma exposição no Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN), em Salvador, na Bahia, através de vídeo no painel “O profissional de hoje: do Século 20 aos dias atuais”. Também foi tema de livro, intitulado: “A Hora do Colinho: além de um protocolo”.
A enfermeira Mariluce Ribeiro de Sá desenvolveu o projeto pioneiro na maternidade pública Frei Damião, em João Pessoa, e transformou-o em lei na Paraíba, Rio de Janeiro, Piauí, Acre e Mato Grosso. Além disso, o projeto aguarda aprovação no Distrito Federal, Maceió, Maranhão, Pernambuco e Tocantins. Ele também tramita no Congresso Nacional, com grandes expectativas de expansão.
Polêmica Paraíba
FALA PARAÍBA BORGES NETO
!—>!—>!—>
Comentários
Postar um comentário