João Pessoa registra queda expressiva de 96% nos casos de dengue em outubro


 A cidade de João Pessoa obteve uma expressiva redução de 96% nos casos de dengue em outubro, com apenas 48 ocorrências registradas, comparado a março, quando o número de casos confirmados chegou a 1.351. Os dados são da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo Danielle Melo, gerente de vigilância epidemiológica da SMS, a tendência de queda vem sendo observada desde o segundo semestre. “De janeiro a junho, acumulamos 4.717 casos, sendo março e abril os meses mais críticos, com 1.351 e 1.078 ocorrências, respectivamente. A partir de julho, com 509 casos, os números foram reduzindo gradativamente, chegando a 453 em agosto, 341 em setembro e agora 48 em outubro”, destacou.

O secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, atribui a queda à eficácia das ações preventivas realizadas ao longo do ano, com a participação ativa da população. “Nossas iniciativas de vigilância e combate ao Aedes aegypti têm mostrado resultados concretos, e isso é reforçado pelo papel essencial da comunidade, que segue as orientações e adere à vacinação das crianças, ajudando a manter os números controlados”, afirmou o secretário.

Sobre a Dengue

A dengue pode se manifestar de forma assintomática, leve ou grave, com risco de morte. A doença geralmente começa com febre alta (39° a 40°C), acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo, nas articulações, e fraqueza. Em casos graves, pode causar dores abdominais intensas, vômitos persistentes e sangramentos.

Onde procurar atendimento

Pacientes com sintomas de dengue devem buscar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima. Em casos mais graves, o atendimento pode ser realizado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou no Hospital Municipal do Valentina (HMV), especialmente para crianças.

Vacinação

João Pessoa disponibiliza a vacina contra a dengue para jovens de 9 a 14 anos em todas as salas de vacinação e pontos móveis da cidade. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, Cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

O imunizante, que contém vírus atenuados, oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

PB AGORA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários