- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
!—>!—>!—>
!—>!—>!—>
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde (Geas), realizou, no último sábado (9), um mutirão de atendimento para a realização de procedimentos hemodinâmicos em crianças vinculadas à Rede Cuidar. A ação aconteceu no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade do Governo da Paraíba gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) em Santa Rita, e beneficiou cerca de 40 crianças com cardiopatia.
De acordo com a coordenadora da Rede Cuidar, Juliana Soares, o objetivo do mutirão é diminuir a espera por procedimentos hemodinâmicos da cardiologia pediátrica na rede estadual de saúde. “A gente ainda tem uma demanda alta na hemodinâmica que precisa ser vencida. Com essa ação, crianças de vários municípios paraibanos, do Litoral ao Sertão, têm acesso a consultas, exames e solicitações de OPME [órteses, próteses e materiais especiais], de acordo com cada caso avaliado”, pontuou a coordenadora da Rede Cuidar.
A dona de casa Tatiane Costa, moradora do município de Areial, compareceu ao Hospital Metropolitano para que a filha Lara Yasmim, de 3 anos e 9 meses, diagnosticada com cardiopatia congênita, fosse atendida. Ela explica que após o nascimento da menina foi descoberto um sopro cardíaco (ruído produzido pela passagem do fluxo sanguíneo nas estruturas do coração).
“Desde então, nós estamos sendo acompanhadas pela Rede Cuidar, que tem sido fundamental para o tratamento da minha filha. Se não fosse por esse serviço, hoje, não estaríamos aqui para a realização desse e de outros procedimentos que estão garantindo a saúde e o bem-estar dela”, lembrou Tatiane, ao ressaltar que o próximo passo será a cirurgia cardíaca.
Além dos atendimentos pediátricos, também foi realizada uma qualificação profissional com médicos, enfermeiros e trabalhadores de saúde que atuam nas Salinhas do Coração da Rede Cuidar, distribuídas nas três Macrorregiões de Saúde. O pediatra Flávio Melo, do município de Guarabira, destacou a importância da ação para a troca de experiências e para o aperfeiçoamento profissional. “É mais uma oportunidade para ampliarmos os nossos conhecimentos e, juntos, pensarmos estratégias para dar continuidade e promover melhorias nos serviços que ofertamos para as crianças que têm problemas cardíacos na Paraíba”, afirmou.
Ao todo, a Paraíba conta com 13 salas do coração, sendo uma em cada um dos seguintes municípios: Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Itabaiana, Guarabira, Sousa, Monteiro, Picuí, Pombal, Princesa Isabel, Queimadas e Mamanguape. As Salinhas do Coração funcionam através de ambulatórios supervisionados e têm como ferramenta principal a Telemedicina. Além de facilitar o acesso ao atendimento especializado, sem que sejam necessários deslocamentos para longas distâncias, o serviço oferecido é de extrema importância para ampliar a assistência aos pacientes cardiopatas no estado e fortalecer a Rede de Cuidados em Neonatologia, Cardiologia Pediátrica e Obstetrícia da Paraíba.
Rede Cuidar - é um serviço permanente de Telemedicina oferecido pelo Governo do Estado que conta com um pacote de serviços e tecnologias que envolvem a disponibilização de atendimento especializado remoto e/ou presencial; apoio ao transporte seguro, quando necessário; monitoramento e rastreamento de pacientes, na rede de assistência à saúde de média e alta complexidade da Paraíba, para especialidades de Perinatologia, Obstetrícia e Cardiopediatria. Anualmente são realizadas caravanas oferecendo assistência nas diversas regiões da Paraíba.
Comentários
Postar um comentário