Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega assumem reitoria da UFPB com promessa de diálogo e inclusão


 Um reitorado inclusivo, que promova diálogo e transparência. Uma gestão com foco nas demandas da comunidade acadêmica, sobretudo dos discentes, e que represente a retomada da democracia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essas são algumas das expectativas de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes que estiveram presentes à solenidade de condução da professora Terezinha Domiciano ao cargo de Reitora da UFPB, realizada nesta quinta-feira (14), no Campus de João Pessoa.

A escolha da atual Reitora para a gestão da UFPB pelo quadriênio 2024-2028 foi confirmada após nomeação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 16 de outubro deste ano. 

O evento destacou-se não apenas pela grande participação da comunidade acadêmica da UFPB, em clima de festa, mas também pela presença de parlamentares e autoridades das esferas federal, estadual e municipal. Representantes de entidades sindicais e da sociedade civil, assim como dirigentes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, também prestigiaram a solenidade.

Encerrando a cerimônia, a Reitora Terezinha Domiciano fez um discurso em que enalteceu sua trajetória acadêmica notável no Campus de Bananeiras e na área das Ciências Agrárias. Ela lembrou que é a primeira profissional de sua área, a medicina veterinária, e a primeira docente oriunda de um campus fora de sede a chegar à Reitoria da UFPB.

“Inclusive, esta ocupação no cargo de Reitora ocorre tardiamente, ao considerar a importância que os campi fora de sede têm na criação e na consolidação da Universidade Federal da Paraíba. Foi aqui na UFPB onde aprendi a lutar contra o regime autoritário, a construir a travessia democrática e, definitivamente, entender o relevante papel social que a Universidade pode e deve desempenhar para a inserção social e a superação das desigualdades regionais”, observou. 


BLOG DO BRUNO LIRA




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários