Cabedelo realiza competição de Basquete 3 x 3 e movimenta fim de semana na Praia de Miramar

 


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejul), em parceria com a Associação Paraibana de Basquete, realizou, no último  sábado (21), o projeto “Basquete 3X3 de Cabedelo”.

O evento aconteceu na quadra de basquete da Praia de Miramar e contou com a participação de mais de 48 atletas divididos em 12 equipes, sendo 6 da categoria Sub21 e 6 da categoria Adulta. As equipes campeãs foram “IFPB”, no Sub21; e “Manaíra Sharks’, nos Adultos.

Originário da cultura de rua dos Estados Unidos, o Basquete 3x3 é uma das modalidades mais novas dos Jogos Olímpicos e fez sua estreia na edição de Tóquio 2020. O esporte é uma versão reduzida do tradicional basquete e é visto como uma versão mais criativa do jogo.

“Mais um evento que só reforça a nossa vocação para receber e realizar competições esportivas em todas as modalidades. Cabedelo vem se tornando referência em esporte e investindo cada vez mais em infraestrutura e logística para seguir sendo cenário e palco para todos os tipos de eventos. E todo esse investimento se estende, também, aos nossos atletas locais, que vêm se destacando e levando sempre o nome de nossa cidade país e mundo afora. De nossa parte, estaremos sempre apostando no esporte não só como estilo de vida mas como algo transformador e salvador”, disse o secretário de Esportes, Maurício Santos.

Também conhecido como streetball ou basket, o Basquete 3x3 é uma variação do basquete tradicional disputado com equipes de três jogadores. Os jogos acontecem em espaço equivalente a uma metade da quadra, com apenas uma cesta, e os arremessos valem 1 e 2 pontos. Surgido nas ruas das cidades americanas nos anos 1980, a modalidade se tornou popular em comunidades ao redor do mundo antes de ser oficialmente reconhecida pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) em 2007.

O professor Valbério Araújo, educador físico do Instituto  Federal da Paraíba (IFPB), foi um dos responsáveis pela organização e qualidade técnica do torneio de Basquete 3X3 em Cabedelo.

"Um evento que teve adesão de 12 equipes, demonstrando o grande interesse do pessoal. Os jogos foram bastante disputados com fase de grupos e jogos eliminatórios. Muitos atletas de Cabedelo, João Pessoa e também de outras regiões vieram participar. E isso tornou a competição  um grande sucesso", destacou Valbério.

Palm, Eagles, Valhalla, IFPB, Pirates of Miramar e Águias foram as equipes do Sub21;  Geisel Kings, Arena Castelo, Manaíra Sharks, IF Cabedelo, ACBBM e Cabedelo Kings foram equipes da categoria adulta. O basquete 3x3 já tem vários adeptos em Cabedelo, dentre eles, atletas iniciantes e também veteranos.

"Foi um campeonato muito bom, principalmente para os jovens aqui de Cabedelo que estão começando a jogar, que é o meu caso. E serviu muito pra influenciar e dar mais visibilidade ao esporte", destacou o atleta Plínio Fabrício, da categoria Sub 21, que mora em Camboinha e é estudante do IFPB.

"Eu jogo basquete há mais de 30 anos, já tive oportunidade de jogar em time de fora, inclusive com bolsa de estudo. Tive alguns professores que me ensinaram, me educaram e hoje eu sigo amando e promovendo o basquete para os jovens. Só temos de agradecer por este apoio da Prefeitura, por este espaço e pelas melhorias que estão se propondo a fazer. Nós estávamos precisando disso aí para Cabedelo e sabíamos que iríamos atrair até os atletas de fora. Isso também dá mais incentivo à garotada de Cabedelo", afirmou Edson Cleison (Cassote), que é morador do Ponta de Mato e jogou pela categoria Adulta na equipe do Cabedelo Kings.


SECOM PB




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários