Jornal A União lança suplemento especial ‘Pensar’ em evento no curso de Comunicação na UFPB

 

O Jornal A União, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), lança a quarta edição do suplemento especial ‘Pensar’, coletânea de 12 reportagens especiais que promovem o debate e a reflexão para a formação do pensamento crítico dos leitores. O lançamento, em comemoração aos seus 132 anos, celebrados no último dia 2 de fevereiro, acontecerá nesta quinta-feira (20), às 9h, no Cine Aruanda, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O exemplar também estará disponível nas bancas e representantes. 

Participarão da mesa de discussão Naná Garcez, diretora-presidente da EPC; Gisa Veiga, gerente executiva de mídia impressa do Jornal A União; Audaci Junior, editor do ‘Pensar’; Jorge Rezende, ex-editor do ‘Pensar’; e Carlos Azevedo, professor do CCTA. A proposta é que o momento seja um espaço de troca de experiências com os estudantes e demais presentes. 

No penúltimo domingo de cada mês, o Jornal A União apresenta um caderno que esmiúça um tema universal, contemporâneo ou que está em voga nos dias atuais, promovendo vários tipos de debate entre os leitores. Essas reportagens são organizadas em formato de suplemento e o que chega ao público nesta quarta edição são 12 textos publicados entre janeiro e dezembro de 2022, editados pelo jornalista Jorge Rezende, agora organizadas pelo editor Audaci Junior.

“Para os repórteres escalados em produzir os textos, sempre é orientado ter como foco fazer jus ao nome do caderno mensal: Pensar. Não é apenas escalar os melhores especialistas ou ter personagens interessantes acerca do assunto, mas constantemente ter como “norte” o debate. Porém, não só um tipo de debate, mas a diversidade que orbita o conceito. Provocar a reflexão que o leitor e a leitora terão quando forem colocadas as questões e explicações do tema.”, explica Audaci no texto do editorial. 

Entre os temas tratados estão: “Consciência Política - Para além de partido ou candidato: até onde as pessoas vivenciam na pele os problemas políticos?”; “Proselitismo - Intento ou empenho de converter pessoas a uma ideia ou religião, ou conseguir adeptos via instrução oral”; “Gaslighting -  Quando os abusadores convencem suas vítimas a duvidarem de sua própria memória, percepção e sanidade”; “Aporofobia -  Ajuda a compreender situações e falas de repúdio, aversão ou desprezo às pessoas mais desfavorecidas”; “Violência  - Sutil ou escancarada, a violência molda comportamentos e provoca danos físicos e psicológicos”; dentre outros. 
 
Serviço
 
Lançamento do suplemento Pensar
Data: quinta-feira - 20/02/2025
Hora: 9h
Local: UFPB – Cine Aruanda - Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA)
 


SECOM PB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO



Comentários