ONDINAS CABEDELO Prefeitura oferece workshop de crochê e capacita artesãs locais

 

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana (SEPMDH) em parceria com a empresa têxtil Linhas Círculos S/A., iniciou, nessa quarta-feira (19), no Cabedelo Clube, um Workshop de Crochê, ministrado pelo designer e professor de crochê Neddy Ghusmam.

A iniciativa faz parte das atividades do Projeto Ondinas de Cabedelo e teve por objetivo manter a mobilização do grupo, promover o aperfeiçoamento contínuo, assim como a aprendizagem de novas técnicas e matérias primas.

"A gestão municipal acredita no projeto Ondinas e no artesanato em geral, sabendo que tal investimento pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social, valorizar ainda mais a identidade local, fomentar a cultura local e fortalecer o vínculo das populações com o seu território. Além disso, o artesanato está intrinsecamente ligado ao turismo, e para Cabedelo isso é muito importante. Neste ano, temos também o grande objetivo de atrair a juventude para aderir ao projeto, possibilitando maior oportunidade de geração de emprego e renda", destacou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana, Cynthia Cordeiro.

O workshop realizado no Cabedelo Clube acontece até a sexta-feira (21) e terá 20 horas-aulas de duração. O projeto Ondinas Cabedelo reiniciou suas atividades de aulas no último dia 11, com a participação efetiva de mais de 80 artesãs. A iniciativa tem por objetivo incentivar o trabalho artesanal local,  trazendo inovação e divulgação às artesãs e gerando emprego e renda.

A primeira edição de 2025 do Ondinas será a coleção de verão “Areia Dourada”,  inspirada nas praias cabedelenses. Após trabalho de pesquisa, produtos exclusivos serão criados, estilizados e comercializados pelas artesãs.

"Umas das características principais do projeto Ondinas é a capacidade de inovação e a variedade de técnicas desenvolvidas aqui. Após esse workshop, já temos em nossa programação outras atividades com escamas de peixe, macramê, amigurumi e tantas outras técnicas que serão trabalhadas aqui. Essa coleção Areia Dourada - inspirada em nossa cidade - será trabalhada durante os próximos meses e será apresentada até o final do ano, pois vivemos em uma cidade praiana onde os artigos de verão nunca saem de moda. Estamos focados principalmente na moda praia, mas as outras tendências são trabalhadas a exemplo das roupas de luxo e de festas que atualmente também estão em evidência", afirmou o coordenador do projeto Ondinas, Léo Mendonça.

O Ondinas conta, hoje, com mais de 120 artesãs cabedelenses inscritas vinculadas a ele, e oferta cursos de crochê e técnicas semelhantes aplicadas na produção de peças de vestuário e adereços às mulheres cabedelenses. A meta é capacitar e aperfeiçoar as técnicas, possibilitando, assim, a qualificação e, consequentemente, a valorização da produção local.

Trabalho reconhecido - Neste primeiro workshop do projeto Ondinas 2025, Cabedelo recebeu novamente a visita do designer e professor Neddy Ghusmam, com trabalho reconhecido em todo o Brasil.

"Há 8 anos que venho a Cabedelo com a Círculos e o nosso curso tem o intuito de profissionalizar as artesãs com novas técnicas, ensinar como vender, como precificar e compreender o mercado, aproveitando que o artesanato brasileiro está em alta se configurando como uma fonte de renda para muitas famílias. As artesãs de Cabedelo são um caso à parte, são profissionais que já montam coleções aqui com as Ondinas e já estão num nível acima! Sempre que venho aqui me surpreendo com o trabalho e com a qualidade do crochê desenvolvido por elas. Hoje é importante que as políticas públicas olhem mais para o artesanato brasileiro, e isso é algo que já acontece aqui em Cabedelo", concluiu Neddy Ghusmam.


SECOM PB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários