Cabedelo realiza formatura da 2ª turma do Programa de Residência Médica

 

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta quarta-feira (19) a formatura da 2ª turma do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do município. A solenidade aconteceu no Teatro Santa Catarina.

A turma contou com 05 formandos, que ingressaram no programa em março de 2023 e, durante 2 anos, receberam a formação para atuação junto a unidades e programas dedicados à saúde familiar e comunitária. A turma concluinte foi formada pelos médicos Eduardo Henrique Lima Batista, João Geraldo Teixeira de Miranda Leite Filho, Mariane Dantas Lima, Marina Braga S. Pessoa de Aquino e Thiago César de Araújo.

"A educação tem que ser feita de forma contínua. Só assim se consegue crescer, ampliar conhecimentos e também ter maturidade. Por isso, toda a importância da residência. E agora queremos sonhar mais alto para tentar ampliar essa realidade para outras especialidades e tornar Cabedelo centro de referência. Ressaltamos que é na atenção primária à Saúde onde se tem mais empatia e acolhimento, e onde nos despimos de vaidades para entender o outro em sua totalidade. A partir desta missão, nossa obrigação agora é buscar uma forma de contratar os melhores porque a sociedade cabedelense merece", destacou o secretário  de Saúde de Cabedelo, Alexandre César da Cruz Lima.

O Programa de Residência, instituído pela Lei Municipal 2163/2021, é viabilizado pela parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), para a realização da seleção dos residentes, e com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como instituição responsável pelas aulas teóricas. Durante o período de residência, os médicos passam por toda rede de saúde do município, desde as Unidades de Saúde da Família, ao hospital e ao CAPS, para uma formação mais ampla, visando atender melhor às necessidades da comunidade.

"Sou médica efetiva do município e sempre trabalhei na atenção primária à saúde. Desde 2021 que a gente vem fazendo o projeto para implantar a residência em medicina de família e comunidade. Eles são médicos que atuam nas Unidades de Saúde da Família em cada território. É o médico do postinho, uma especialidade que cuida das pessoas e consegue ser cardiologista, psiquiatra, obstetra, etc. Aquele que ampara os pacientes na angústia e na aflição ali no contexto comunitário e familiar. E eles agora vão alçar novos voos", destacou Miriam Ferreira da Silva, preceptora e coordenadora da Comissão de Residência Médica no município.

O programa tem como principais objetivos formar médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade, promover a atenção integral à saúde da população de Cabedelo; desenvolver a pesquisa e a educação continuada em saúde; e contribuir para a humanização do atendimento médico. O programa atualmente oferece 4 vagas por ano e tem duração de 2 anos.

"A minha experiência na residência de medicina de família no município de Cabedelo foi muito enriquecedora e gratificante. Conhecer as unidades, estar no dia-a-dia da população, foi uma experiência muito transformadora para o meu olhar enquanto profissional. E enquanto pessoa também, pois a gente cria vínculos com os pacientes, com a população e com a equipe. E isso muda nossa forma de trabalho e a gente leva para o resto da vida. Quanto à equipe da Secretaria e da gestão municipal, tive o melhor acolhimento possível, um ótimo diálogo com todo mundo, pois foram pessoas muito abertas e receptivas. Todas as demandas que a gente identificava, eles tentavam buscar soluções e melhorar a cada dia", afirmou o formando Eduardo Henrique Lima Batista que atuou na Unidade de Saúde da Palmeira.

Aula inaugural – Também nessa quarta-feira (19), ocorreu a aula inaugural com a acolhida dos 4 novos residentes da 4ª turma do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade em Cabedelo. Ana Carolina de Souza Ramalho, André Luiz Nóbrega Piva de Carvalho, Lia Haikal Frota Simon e Nathalia Souza Lobão já estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

 

residencia_medicos (2).jpeg


SECOM PB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários