- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
!—>!—>!—>
!—>!—>!—>
Presidente da Famup, George Coelho volta a defender novo pacto federativo e critica concentração de recursos na União
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho (PSB), voltou a defender a necessidade urgente de um novo pacto federativo no Brasil. Em entrevista nesta sexta-feira (11), ele criticou a concentração de recursos nas mãos da União e dos governos estaduais, e cobrou um debate sério sobre a autonomia financeira dos municípios.
George lembrou que apenas 22% da arrecadação da União fica com os municípios, enquanto a União retém 59% e os estados 19%. “Quem é que tem hospital, UBS, quem toma conta da educação básica do país? São os municípios. Onde as pessoas vivem é nos municípios. E o dinheiro não chega”, destacou.
Para ele, o debate sobre a reforma tributária não resolve o problema central. “Mudou o nome de imposto. Mas o pacto federativo, ninguém toca. O governo fica com todo o recurso e não resolve a vida de ninguém. Se os municípios tivessem só 5% a mais, você não veria tanto prefeito em Brasília pedindo ajuda.”
Para George, é fundamental discutir não só o pacto federativo, mas também os limites de pagamento de juros da dívida pública, que comprometem grande parte da arrecadação nacional. “Fica cada um brigando pelo seu, e ninguém discute o país. Os municípios estão colapsados, e isso não é culpa do gestor que entrou agora, é um problema de décadas.”
Fonte83
FALA PARAÍBA-BORGES NETO
!—>!—>!—>
Comentários
Postar um comentário