Servidor do Ministério da Cultura é afastado após filmar mulheres com câmeras escondidas

 

Um servidor do Ministério da Cultura, identificado como Pablo Santiago, de 39 anos, foi afastado após denúncias de gravar mulheres com câmeras escondidas. Ele foi denunciado pela própria namorada, que encontrou vídeos íntimos dela e de outras mulheres no celular e computador dele.

O caso é investigado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, que fez buscas e apreendeu os aparelhos. O material mostra que ele instala câmeras em banheiros de casas de amigos, pousadas e locais públicos.

As imagens eram divulgadas em aplicativos de mensagens e sites pornográficos. Sete vítimas já foram identificadas.

Ainda não se sabe se o servidor cometeu os crimes dentro do Ministério da Cultura, que também entregou o computador dele à polícia.

“Foram tomadas as medidas preventivas e acautelatórias como afastamento preventivo do servidor, apreensão do computador utilizado no ambiente institucional, solicitação à Polícia Federal de varredura no bloco B e abertura de processo administrativo para apuração do caso”, declarou o Ministério da Cultura em nota.

No texto, a pasta afirmou que as equipes do gabinete e da secretaria-executiva da pasta estão “trabalhando diligentemente para dar respostas o mais célere possível e garantir a segurança da equipe do MinC”.

“O Ministério reitera que repudia toda e qualquer violência e manifesta profunda solidariedade a todas as vítimas. A pasta reafirma o compromisso inegociável com a proteção das mulheres, a integridade dos espaços culturais e o esforço diário e incessante para que o ambiente de trabalho seja também um local acolhedor e seguro para todas as mulheres”, pontuou a pasta.

Comentários