Cinco projetos da UEPB nas áreas de saúde e inovação são aprovados em programa do Ministério da Saúde

 


O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou cinco projetos no Programa de Desenvolvimento da Inovação Local (PDIL), do Ministério da Saúde. As propostas foram submetidas em setembro do ano passado e o resultado das avaliações foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 30 de maio.

Os projetos aprovados pelo Nutes foram os seguintes: “Aplicação da Inteligência Artificial para o desenvolvimento e manufatura por impressão 3D de próteses e guias cirúrgicos customizados para o Sistema Único de Saúde (SUS)”; “Kit Dengue: Plataforma produtiva para dispositivos médicos – Equipamentos de uso médico adaptados para uso na atenção primária, atendimento pré-hospitalar e domiciliar que será desenvolvido em parceria com a empresa HealthGo, de Brasília (DF); “Reprocessadora automática de endoscópios uma parceria entre o Nutes e a empresa Lifemed, com sede em Pelotas (RS); “Sistema SenseShoes (Palmilha Inteligente) Solução Produtiva e Tecnológica que é desenvolvida em parceria com a empresa MedSênior, de Vitória (ES)”; “Ultrassom point of care solução produtiva e tecnológica, que será desenvolvida em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado, da Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a empresa Baumer S.A, que tem sede no Brasil em Mogi Mirim (SP)”.

Com essas iniciativas, o Nutes se consolida como um dos principais centros de inovação em saúde do país, integrando ciência, tecnologia e compromisso social a partir de soluções tecnológicas voltadas às necessidades do SUS. “A aprovação dos projetos no PDIL é um marco para a pesquisa aplicada no Nordeste. Estamos produzindo soluções com potencial de transformar práticas clínicas e fortalecer o SUS”, destacou o professor Misael Morais, coordenador do Nutes.

Ascom UEPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários