Com risco de ser preso, Vladimir Putin decide não viajar ao Brasil

 


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, decidiu não viajar para o Brasil para participar da cúpula do Brics – que acontece na primeira semana de julho no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo Kremlin nesta quarta-feira (25).

Segundo o assessor de política externa do governo russo, Yuri Ushakov, a decisão considera a falta de um posicionamento concreto do Brasil sobre o mandado de prisão contra Putin emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

“Nesse contexto, o governo brasileiro não conseguiu se posicionar de forma clara, que permitisse a participação do nosso presidente na reunião”, disse Ushakov.

Putin foi condenado à prisão pelo TPI, em 2023, por crimes durante a guerra com a Ucrânia. Assim, em teoria, países

Em 2023, o TPI condenou Putin à prisão por crimes de guerra durante a invasão da Ucrânia. Em teoria, países signatários do tribunal, como é o caso do Brasil, devem cumprir os mandados de prisão.

No entanto, o cumprimento das ordens depende de decisões políticas.

MaisPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários