Dia D leva consultas e informações sobre a Fibromialgia à população de Cabedelo


 Caracterizada por dores crônicas e generalizadas no corpo, a fibromialgia é uma condição de difícil diagnóstico e, muitas vezes, cercada de preconceitos.

Pensando em oferecer mais informações, acolhimento qualidade de vida aos familiares e portadores da doença, a Prefeitura de Cabedelo promoveu, neste sábado (31), um Dia D da Fibromialgia – “Cabe Mais Amor e Menos Dor”.

A atividade aconteceu n Praça Durval Portela de Andrade, vizinho à USF de Intermares, e buscou trazer visibilidade para a causa. Na ocasião, foram promovidas palestras multidisciplinares. .

O prefeito André Coutinho esteve presente ao evento e falou da importância da temática e do acolhimento que a PMC oferece aos portadores de Fibromialgia.

“Nosso compromisso é cuidar de quem mais precisa. Por isso, realizamos hoje o Dia D de consultas e orientações sobre a fibromialgia, oferecendo acolhimento, diagnóstico e informações para que os pacientes possam entender melhor essa condição e buscar mais qualidade de vida. A saúde começa com informação e cuidado”, disse.

Em Cabedelo, pacientes com fibromialgia têm acesso às consultas com Reumatologista, Psiquiatra, Psicólogo, Cardiologista, Ultrassom, Ressonância na Policlínica, Fisioterapia na Cemfisio, além dos atendimentos básicos nas Unidades de Saúde da Família.

Durante o Dia D, a Secretaria de Saúde ainda ofereceu aos participantes vacinação, testes rápidos de HIV, Covid e hepatites, teste de glicemia, verificação de pressão arterial, atendimento fisioterapêutico, além da triagem e agendamento para as especialidades de endocrinologista, reumatologista, psiquiatra, gastroenterologista, ortopedista, oftalmologista e USG de punho e articulação.

“Os pacientes fibromiálgicos são pacientes que precisam realmente da uma atenção maior. Essa é uma doença que causa dor diariamente, constantemente, e, além da dor,  as vezes evolui pra uma uma angústia profunda, uma depressão,  e a gente tem que cuidar desse paciente pra ele não cair em depressão e poder ter uma vida de qualidade, que possa trabalhar, cuidar dos filhos, ser uma mãe, um pai acolhedor e proativo.  Esse dia  é um pontapé inicial que essa gestão está dando pra que as pessoas realmente valorizem e respeitem cada pessoa com fibromialgia. A realização deste Dia D dedicado à fibromialgia reforça nosso compromisso com a promoção da saúde e o bem-estar da nossa população,, buscando mais qualidade de vida e acolhimento no sistema de saúde”, ressaltou o secretário de Saúde, Alexandre César

Afetando principalmente mulheres, a doença vai além da dor física, trazendo também fadiga intensa, distúrbios do sono, alterações de memória e humor. Mesmo sem causar inflamações visíveis ou alterações nos exames laboratoriais, a fibromialgia compromete significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

“O nosso principal objetivo é alcançar o maior número de pessoas com fibromialgia do município, além de levar o conhecimento para que a população venha entender o que é fibromialgia e como ela impacta nossas vidas, para que possam ter mais empatia com quem convive com essa doença. São dores no corpo nas 24 horas do dia e é muito difícil conviver com isso, e é por isso que estamos pedindo por políticas públicas no município, para que nós possamos ser vistos pela população e pelos servidores dos setores públicos e privados como prioridade, pois não temos uma deficiência física aparente, mas o nossa dor é invisível”, destacou Fernanda Silva, presidente da Associação dos Fibromiálgicos de Cabedelo.

“Antes de tudo, eu quero agradecer a Deus por ter confiado pessoas do bem sensíveis à dor, sensíveis à nossa dor. Esse é um evento digno de muitas palmas pra essa gestão, por ter permitido que essa cidade abrace e acolha a fibromialgia”, finalizou a presidente da AFibro PB, Vanusa Delimiro
SECOM-PB


FALA PARÁIBA-BORGES NETO

Comentários