- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
!—>!—>!—>
!—>!—>!—>
Livraria A União realiza mesa redonda “Vozes literárias contemporâneas na América Latina”, no Espaço Cultural
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A Livraria A União vai realizar, nesta quarta-feira (11), a mesa redonda “Vozes literárias contemporâneas na América Latina: seus caminhos, descentramentos e convergências”, às 19h, no mezanino 2, auditório 4, do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. A entrada é gratuita.
Vão integrar a mesa Analice Pereira, que vai falar sobre os aspectos de cubania na obra de Leonardo Padura; Maria Medeiros, abordando geografias do abismo, espaço e existência travesti na obra de Camila Sosa Villada; e Zuila Couto, com fala sobre Lina Meruane, uma escritora chilestina, escrita entre fronteiras.
Analice Pereira é professora de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e autora do livro (In)discutível sopro de realidade na ficção de Leonardo Padura. Ela conta que “A ideia surgiu numa conversa com Eduardo Augusto, gerente da Livraria A União, que nos lançou a proposta de juntarmos algumas mulheres que estudam a literatura latino-americana, para apresentarmos nossas ideias desenvolvidas em nossos cursos de pós-graduação. O objetivo é divulgarmos essas literaturas e trazermos para o debate nomes que têm se destacado na América Latina. Em resumo, a ideia é tentar preencher uma lacuna nos espaços de discussão literária, divulgando nomes e ideias representativos dos países vizinhos”.
A professora diz ainda que a escolha do tema se deu com a intenção de reunir essas vozes de escritoras e escritores latino-americanos que têm em comum na sua literatura pautas importantíssimas de seus lugares sociais que comparecem no texto literário como espaços ficcionais de representação, nos quais cabem assuntos relacionados à identidade, por exemplo.
Zuila Couto também é professora do IFPB, campus Itabaiana, onde leciona as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Possui graduação em Letras e mestrado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba. É doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Maria Medeiros é doutoranda e mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPB, na linha de Estudos Decoloniais e Feministas, e licenciada em Letras – Língua Portuguesa pela mesma instituição.
SECOM PB
FALA PARAÍBA BORGES NETO
!—>!—>!—>
Comentários
Postar um comentário