Famtour Rota da Capital Mundial do Queijo de Coalho em Boa Vista será na próxima quarta feira dia 16
Famtour Rota da Capital Mundial do Queijo de Coalho em Boa Vista será na próxima quarta feira dia 16
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Desde 2025, a utilização de fogos de artifício com estampido está proibida em todo o território paraibano. A mudança veio após a sanção da Lei Estadual nº 13.235/2024, que passou a vigorar neste ano.
A norma não se limita apenas ao ato de soltar os fogos: ela também proíbe a fabricação, comercialização, transporte e armazenamento de qualquer artefato explosivo que provoque poluição sonora, seja em locais públicos ou privados.
Entre os itens vetados estão:
A legislação foi criada com foco na proteção de grupos vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e também animais.
Mesmo os fogos de artifício sem barulho, os chamados “fogos silenciosos”, têm regras rígidas de uso. A lei determina que eles não podem ser lançados de:
Também estão vetados em eventos com animais e em ambientes fechados.
A fiscalização fica a cargo da Sudema, com apoio de órgãos como a Polícia Militar e guardas municipais. Denúncias podem ser feitas pelo número 190.
Quem descumprir as regras em torno dos fogos de artifício pode ser penalizado com multa de até 150 UFR-PB no caso de pessoa física e 400 UFR-PB para pessoas jurídicas. Com base no valor de maio de 2025, isso representa até R$ 28 mil.
Outro símbolo tradicional do São João, as fogueiras, também seguem restrições. Desde 2020, durante o período de pandemia da Covid-19, é proibido acender fogueiras em zonas urbanas em toda a Paraíba.
Em 2024, a Assembleia Legislativa chegou a aprovar um projeto que derrubava essa proibição, mas o governador João Azevêdo vetou a mudança, mantendo a regra em vigor.
A justificativa foi de ordem sanitária: segundo o governo, a preocupação não é apenas com a Covid-19, mas também com outras doenças respiratórias, como gripes e o vírus da Influenza, que se mantiveram em alta ao longo de 2024.
Quem desrespeitar a norma das fogueiras pode ser multado em 10 UFR-PB, valor que dobra em caso de reincidência. Com o valor atual da unidade fiscal, a penalidade pode ultrapassar R$ 1.400.
A fiscalização também fica a cargo da Sudema, da Polícia Militar e de guardas municipais.
Jornal da Paraíba / FALA PARAÍBA BORGES NETO
Comentários
Postar um comentário