- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
!—>!—>!—>
!—>!—>!—>
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
“Junte-se a nós pela natureza e pelo futuro!” Sob esse slogan, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (03), na Praia de Jacaré, uma ação de incentivo ao reflorestamento da área de mangue que margeia a cidade.
A iniciativa teve como objetivo promover integração de sociedade civil, instituições públicas e organizações defensoras do meio ambiente ecológicas num movimento em prol do ecossistema costeiro, tão importante para o município desde o ponto de vista ecológico até o econômico, como a atividade pesqueira. Ela integra um conjunto de ações contínuas de reflorestamento desenvolvidas pela Semam, que também realiza iniciativas pontuais em diferentes regiões do município.
“As ações de educação ambiental devem fazer parte do nosso cotidiano, afinal, a existência humana, assim como de todas as espécies, depende da relação que estabelecemos com o meio ambiente. Em Cabedelo estamos especialmente imersos num ambiente que demanda atenção e cuidados de preservação. Assim, a ação de hoje mira o mangue como forma de primeiramente cuidar do nosso ecossistema costeiro, mas também contribuir para o combate às mudanças climáticas e valorizar a biodiversidade local”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Yussef Asevedo.
A atividade compreendeu especialmente o reflorestamento do local, por meio do plantio coletivo de mudas da árvore mangue-vermelho (Rhizophora mangle), espécie típica de manguezais. Além disso, a programação incluiu a limpeza da área e a cessão de orientações de educação ambiental para que a população possa contribuir no cuidado com as mudas e na preservação do mangue, evitando o descarte de resíduos no local.
“Esta ação específica reforça o compromisso de Cabedelo com a recuperação dos ecossistemas costeiros e está alinhada à Lei nº 2.471/2025, que institui a Campanha “Amigo das Árvores e da Natureza”. A ação também fortalece o Plano Municipal de Arborização Urbana e as políticas locais de enfrentamento às mudanças climáticas. Neste sentido, a mobilização comunitária em defesa do meio ambiente e a participação da população são essenciais nesse processo”, destacou a engenheira ambiental, Mariana Nóbrega, da equipe de educação ambiental da Semam.
O evento contou com a participação de representantes do executivo e legislativo municipal, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Prodema, do Ministério Público, da Associação Paraíbana de Amigos da Natureza e das entidades ecológicas Hans Haller, Impact e Guajiru.
SECOM-PB
FALA PARAÍBA-OBRGES NETO
!—>!—>!—>
Comentários
Postar um comentário