- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
!—>!—>!—>
!—>!—>!—>
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) participou da 46ª Feira do Livro de Coimbra, em Portugal, que começou dia 20/06 e foi encerrada nesse domingo (29), integrando a mesa de discussão “Descolonização do Património Intelectual e Cultural”. Os escritores paraibanos Marília Arnaud e Sérgio de Castro Pinto também participaram. A ida dos paraibanos é resultado de uma parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) e da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC); com a Associação Portugal Brasil 200 Anos (APBRA), que teve início ano passado com a realização do I Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba).
Representada pela diretora-presidente Naná Garcez, a EPC participou da mesa ao lado de Sérgio de Castro Pinto; José Manuel Diogo, presidente da Associação Portugal Brasil (APBRA); e do escritor e produtor cultural Tom Farias. Na ocasião, foram entregues quatro exemplares de livros da Editora A União para a biblioteca da Casa da Cidadania da Língua, espaço pertencente à APBRA. As obras presenteadas pela Editora A União foram “Paraíba nossa natureza”, “Governantes da Paraíba”, “As cidades de Zé Lins” e “Celso Furtado: Pensar o mundo, para mudá-lo”.
A presidente da EPC falou sobre os conceitos de decolonialidade, memória e territorialidade, que são essenciais para entender trajetórias históricas marcadas por lutas, resistências e afirmações identitárias e fundamentam o reconhecimento dos povos originários e dos afrodescendentes frente à colonialidade. Ela realçou que a busca dos povos originários para recuperar suas terras representa a continuidade da ancestralidade, das práticas de cuidado com a natureza e da organização social.
Visitas – Durante a viagem, também foram feitas visitas a instituições importantes como a Imprensa Nacional Casa da Moeda de Portugal em Lisboa, a Biblioteca Municipal de Coimbra, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e a Casa da Cidadania da Língua Portuguesa, para as quais foram doados livros produzidos pela Editora A União, que integra a EPC.
Na visita institucional à Imprensa Nacional Casa da Moeda de Portugal em Lisboa, o grupo foi recebido pelo diretor de Edição e Cultura, Cláudio Garrudo, e pelo diretor do Diário da República, Bruno Pereira. Com 257 anos de existência, a Imprensa Nacional portuguesa é responsável pelo diário oficial, veículo de comunicação que publica as leis e outros atos normativos do Estado português. No país que colonizou o Brasil, a instituição é também a Casa da Moeda, criada há 750 anos.
Naná Garcez, e o gerente da Livraria A União, Eduardo Augusto, aproveitaram a oportunidade para absorver um pouco da experiência dessas instituições centenárias. “Nesse intercâmbio, foi importante para nós conhecermos as ações deles na área de publicação literária, a capacitação da equipe do parque gráfico e os serviços derivados da publicação do Diário da República e outras iniciativas do diário oficial”, contou Garcez.
Os representantes da EPC entregaram livros da editora A União, como “Celso Furtado — pensar o mundo, para mudá-lo” (2020), organizado por William Costa e Marco Lucchesi; “As Cidades de Zé Lins” (2022), organizado por Naná Garcez; e “Governantes da Paraíba” (2023), de Hélio Nóbrega Zenaide e Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
Responsável pela Biblioteca da Imprensa Nacional, Garrudo ainda recebeu exemplares do Jornal A União, de seus suplementos literários e do Diário Oficial do Estado da Paraíba. A escritora Marília Arnaud e o escritor Sérgio de Castro Pinto também fizeram doações de suas publicações.
Para Garcez, “foi cumprido o objetivo de garantir o compromisso do Governo do Estado de ampliar a divulgação e a circulação da literatura paraibana, deixando nossos livros disponíveis em bibliotecas importantes e com a participação dos escritores Sérgio e Marília, que ficaram satisfeitos com a interação com escritores estrangeiros e brasileiros presentes no evento”.
SECOM-PB
FALA PARAÍBA-BORGES NETO
!—>!—>!—>
Comentários
Postar um comentário