Mais votado para o MP, Quintans defende reforço no combate às facções criminosas


 O candidato mais votado da lista tríplice para procurador-geral do Ministério Público, promotor Leonardo Quintans, reforçou, em entrevista ao Programa Hora H, da Rádio POP FM 89.3 em João Pessoa e Rede Mais Rádios, nesta quinta-feira (31), que o órgão deve estar mais próximo do cidadão e defendeu um “incremento na segurança pública” no combate às facções criminosas.

“Os desafios postos hoje, do Ministério Público, são sempre os problemas sociais mais graves, temos hoje um tempo de necessidade de incremento de segurança pública no combate às facções criminosas e de atenção ao povo. Nosso diálogo com os colegas na campanha foi justamente nesse sentido, de construir um Ministério Público mais próximo do cidadão e que atenda as necessidades da sociedade. A Paraíba também vive um momento de desenvolvimento e o Ministério Público também precisa ser parceiro desse desenvolvimento, acompanhar o Estado, construir junto com os setores públicos e privados”, disse Quintans.

A lista tríplice será entregue ainda hoje ao governador da Paraíba, João Azevedo, por meio de ofício que será enviado pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto. O governador terá 15 dias para escolher e nomear o chefe do MPPB para o próximo biênio. Na entrevista, o promotor Leonardo Quintans revelou a expectativa para escolha.

“O governador João Azevêdo, como homem democrático que é, por sua história e por sua conduta no governo do Estado, assim a gente espera [ser escolhido novo procurador-geral]. É pedindo, buscando a escolha do mais votado, mas compreendemos que é uma prerrogativa condicional do governador a escolha de qualquer um dos nomes constantes da lista”, declarou.

Foi definida, nesta quinta-feira (31), a lista tríplice para escolha e nomeação do procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para o biênio 2025/2027.

Por ordem do mais votado, a lista é formada por Leonardo Quintans Coutinho, que recebeu 205 votos (o correspondente à escolha de 93,2% dos 220 membros votantes); por Rodrigo Marques da Nóbrega, com 64 votos (29% dos eleitores) e por Aristóteles de Santana Ferreira, que recebeu 53 votos (24% dos eleitores). O procurador de Justiça João Geraldo Barbosa foi o quarto mais votado, tendo recebido 41 votos (18,6%).

Foram computados 363 votos válidos (já que o voto é plurinominal e cada eleitor pode votar em até três candidatos) e registrado um voto nulo. A ata com o resultado foi lavrada pela comissão eleitoral, que também é integrada pelos promotores de Justiça, Cláudio Antônio Cavalcante e Francisco Lianza Neto.

Veja o perfil do candidato:

LEONARDO QUINTANS COUTINHO
Cargos mantidos atualmente: 1⁰ promotor de Justiça de Sapé, assessor técnico do PGJ
Naturalidade: João Pessoa-PB
Idade: 44 anos
Data de ingresso no MPPB: 7 de junho de 2013

Outros cargos assumidos anteriormente no MPPB: começou a carreira no MPPB como promotor de Justiça de Sousa, onde atuou como promotor do Patrimônio Público, da Cidadania, da Família, da Fazenda Pública e em matéria Cível, além da função eleitoral. Foi, também, coordenador da Promotoria de Sousa. Em 2015, foi removido para Picuí e em 2019 para Alagoa Grande, onde ficou até 2024, quando foi promovido para a entrância final, para a promotoria de Catolé de Rocha. No mesmo ano, foi removido para o cargo de 1⁰ promotor de Justiça de Sapé. Foi também coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (2017 a 2019) e secretário de Planejamento e Gestão (2019 a 2021). Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2025 presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Foi, ainda, diretor do Nordeste da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) e coordenador do Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção).

MaisPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários