Governo da Paraíba realiza formatura do Projeto Limite do Visível e certifica 50 novos profissionais da tecnologia da informação
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), realizou, nesta quarta-feira (10), a solenidade de formatura de 50 estudantes do Projeto Limite do Visível. A cerimônia aconteceu no Centro de Formação de Educadores de João Pessoa e marcou a conclusão do ciclo de formação das turmas pioneiras dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Ciência de Dados.
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Claudio Furtado, ressaltou que o projeto Limite do Visível é inovador, um modelo único no Brasil. “Temos aqui um modelo de formação de recursos humanos altamente qualificados, voltado para estudantes da rede estadual de ensino, que tem alguns diferenciais. Primeiro, o PPC do curso, voltado para ADS e de ciência de dados, ele é voltado para responder problemas reais. Foi baseado em ações feitas junto a empresas para que a gente pudesse ter um curso de tecnólogo em computação que falasse a realidade do que você precisa no dia a dia”, explicou.
Ao todo, 103 estudantes do projeto se formam ainda este ano, sendo 50 na cerimônia desta quarta-feira. Um dos diferenciais da iniciativa foi a construção de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) inovadores, elaborados em parceria com especialistas e empresas do setor. Essa integração assegurou que o currículo formativo atendesse às demandas contemporâneas do mundo do trabalho, unindo competências técnicas, visão crítica e habilidades socioemocionais.
Lançado em 2022 o projeto é pioneiro no incentivo à formação tecnológica de jovens egressos da rede pública estadual. Durante o curso, os alunos receberam bolsas de R$ 1 mil mensais. Com isso, os alunos têm uma taxa de evasão pequena e conseguem concluir o curso podendo se dedicar exclusivamente a ele.
A gestora de Programas e Projetos da Secties, Elis Regina Barreiro, comentou sobre a importância da bolsa principalmente para estudantes em situação de vulnerabilidade social. “A bolsa, com certeza, eu acho que é um dos diferenciais, além do curso ser de excelente qualidade, voltado para o mercado de trabalho, por isso que muitos deles já estão empregados mesmo antes de estar com o diploma na mão. A gente sabe que o público-alvo desse projeto são egressos da rede estadual de ensino, muitos em situação de vulnerabilidade social. Então, a bolsa faz todo o sentido para contribuir na permanência desses alunos até o fim do curso.”
A reitora da UEPB, Célia Regina Diniz, ressaltou a importância da parceria que consolida o projeto “Essa parceria faz com que a gente consiga alcançar pessoas que, de outra forma, não teriam a possibilidade de ingressar no ensino universitário. Então, essa parceria, ela consolida principalmente a questão da inclusão na nossa instituição, porque esses estudantes, todos receberam bolsas pela Secties e a qualificação elevada da nossa Universidade Estadual da Paraíba”.
A inclusão vai além da vulnerabilidade, e encontra estudantes como Mateus Erik Lima, que teve a oportunidade de realizar um curso superior transpondo alguns limites pessoais, a exemplo do Transtorno de Espectro Autista (TEA). “Me sinto bem mais preparado e agora me sinto pronto para tanto entrar no mercado de trabalho como mais qualificado. Tanto em relação à área social, que eu me sentia muito inseguro, porque tenho TEA, como também na parte prática e na questão técnica”, disse.
Ele está se formando em ciência de dados e já começou o curso de ADS neste ano com um estágio. “Quando eu entrei no curso, eu só tinha um certo direcionamento porque tinha feito um curso técnico de informática, mas ao entrar no curso eu descobri o quão valorizado ele estava atualmente. E com isso, o estágio acabou sendo uma oportunidade incrível para pôr em prática esses conhecimentos adquiridos no decorrer do curso”, contou.
A solenidade contou com a presença de autoridades estaduais, coordenadores do projeto, professores, familiares e representantes de instituições parceiras.
SECOM-PB
FALA PARAÍBA-BORGES NETO
Comentários
Postar um comentário