FIFAC será realizado entre os dias 26 de outubro a 06 de novembro nas cidades de Taperoá-PB, Boa Vista-PB e Santo André-PB.
A VII edição do Festival Internacional de Folclore e Artes do Cariri da Paraíba (FIFAC) foi lançada na noite desta segunda-feira, através de uma live que contou com a participação de autoridades, grupos nacionais e internacionais. Este ano, o evento promete ser ainda maior, com participação de delegações de cincos países estrangeiros que estarão presentes na cidade de Taperoá-PB, Santo André-PB e Boa Vista-PB entre os dias 26 de outubro a 06 de novembro. A expectativa é que a Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, marque presença no dia de abertura do festival.
O FIFAC vai receber grupos internacionais do México, Chile, Equador, Colômbia e Ucrânia, além de representações de várias regiões do Brasil; como Paraíba, Pernambuco, Ceará e Paraná. Serão mais de 20 mil pessoas conhecendo a cultura local e aquecendo o comércio e toda a rede hoteleira do Cariri Paraibano.
Todas as ações do evento serão realizadas em locais abertos, direcionados aos estudantes das escolas públicas e o povo Paraibano, com o objetivo de promover a democratização e o acesso aos bens culturais. O FIFAC leva oportunidade de intercambio com a cultura de outros países e a valorização da Cultura Caririzeira e Paraibana, bem como ferramenta de desenvolvimento local atrelada ao turismo histórico, cultural e de aventura.
O Festival Internacional de Folclore e Artes do Cariri da Paraíba conta com a chancela do IOV desde 2023 e integra 330 festivais globais, sendo transmitido para 172 países. Ele é uma realização da Universidade Leiga do Trabalho, Pontão de Cultura Cariri Território Cultural , Pontão Paraíba Cultura Viva, Prefeitura de Taperoá.
Também temos o apoio do SEBRAE,Pacto Novo Cariri, Projeto Co.Liga (Fundação Roberto Marinho) e Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI). Somos parceiros do Ministério da Cultura, Consórcio São Saruê , Prefeitura de Santo André, Boa Vista e temos Patrocínio da Caixa e Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba.
*Alice Monteiro, idealizadora do evento e coordenadora geral, convida todos para a edição 2025 do FIFAC*
“ A nossa intenção à frente do Festival Internacional de Folclore e Arte do Cariri da Paraíba é promover a troca cultural entre grupos brasileiros e internacionais, valorizando a cultura popular e a identidade do Cariri. O festival busca promover o intercâmbio e a democratização do acesso a bens culturais. Em breve estaremos divulgando detalhadamente os horários das apresentações em cada cidade. Vocês estão todos convidados para vivenciar essa experiência caririzeira.”, comentou Alice Monteiro.
*Destaques das apresentações do FIFAC 2025*
A programação inclui 11 espetáculos noturnos gratuitos, sempre em praças públicas, com apresentações de até quinze grupos por noite, além do Salão Internacional de Artesanato do Cariri, de 26 de outubro a 1º de novembro, valorizando a economia criativa e promovendo vivências culturais com mestres populares.
Outros destaques :
- Caravanas Culturais, que levarão alunos de várias cidades da Paraíba a Taperoá para oficinas, visitas guiadas e espetáculos;
- O Projeto Folclore na Escola, com oficinas e rodas de conversa em 20 escolas, beneficiando mais de 3.500 alunos;
- O Muro Literário, com exposição de poemas e cordéis em praças públicas;
- O VI Seminário Internacional de Cultura, nos dias 30 e 31 de outubro, debatendo “Cultura Viva e Turismo de Base Comunitária”, com palestrantes do Chile, Mexico, Equador, Colômbia, Paraguai , Ucrânia e de diversos estados do Brasil ;
- O Encontro de Mestres da Cultura, reunindo guardiões de saberes tradicionais do Brasil e de diversos países.
Assessoria
FALA PARAÍBA BORGES NETO
Comentários
Postar um comentário