- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
!—>!—>!—>
!—>!—>!—>
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O Sebrae Paraíba está transformando micro e pequenas empresas ao oferecer orientação especializada e acompanhamento personalizado para empreendedores aumentarem a produtividade em programas exclusivos, com soluções inovadoras.
Um dos exemplos de sucesso é o da costureira Maria José da Silva Farias, 67 anos, de Campina Grande, que está vendo sua ideia de ‘Short Inteligente Antivazamento’ ganhar escala com o apoio do programa ALI Produtividade (Agente Local de Inovação) do Sebrae/PB.
Origem do Negócio – A ideia para a ‘Short Inteligente’ nasceu de um drama pessoal. Com longa trajetória no ramo têxtil (tendo fundado uma empresa de fardamentos e equipamentos médicos), Maria José se deparou com o sofrimento de seu irmão, que luta contra a incontinência urinária.
Ele enfrentava depressão causada pela vergonha e isolamento, agravados pelo constante vazamento das fraldas descartáveis. Maria José identificou uma lacuna: os shorts antivazamento existentes no mercado eram rígidos e desconfortáveis.
A solução foi criar uma peça sob medida para o irmão: um short inteligente que combina quatro tecidos com uma tecnologia sem costura. A invenção elimina a necessidade de usar outra peça de roupa por cima, prevenindo o desconforto e, principalmente, o vazamento. O impacto foi imediato: o irmão voltou a sair de casa, reencontrou amigos e superou o quadro depressivo.
Pilares essenciais – A iniciativa de Maria José surge em um mercado promissor, que acompanha o aumento da longevidade e da qualidade de vida no Brasil. No entanto, para estruturar o lançamento do produto – que já foi patenteado e está sendo testado no Abrigo de Idosos São Vicente de Paula – a empreendedora buscou o Programa ALI Produtividade.
O programa atua em pilares essenciais: redução de custos, aumento da produtividade, crescimento do faturamento e melhoria na gestão, munindo os empresários com estratégias de gestão com foco em inovação.
”O Sebrae/PB tem sido muito importante nesse processo. O edital que fomos aprovados teve apoio da instituição. Atualmente, nós estamos sendo assessorados pelo Programa Ali Produtivo. O nosso desejo é seguir com essa parceria para entrar no mercado e crescer cada vez mais”, afirmou Maria José.
Foco e acompanhamento personalizado – No processo do ‘Short Inteligente’, o acompanhamento do ALI Produtividade, que tem ciclos de seis meses (o atual será concluído em dezembro), focou na gestão e processos; organização interna e melhoria do controle financeiro; marketing e digital, para estruturação da marca e antecipação de vendas; e sustentabilidade, visando o crescimento a longo prazo.
Cláudia Pereira, analista Técnica do Sebrae/PB, destacou o papel da instituição.
“O Sebrae tem um papel fundamental nesse tipo de empreendimento, ajudando o empresário a estruturar melhor o negócio, inovar e crescer. Dessa forma, a gente orienta, oferece capacitações e ferramentas para transformar boas ideias em resultados reais”. Ao final da jornada, o Sebrae também encaminha as empresas para parceiros estratégicos, como o Senai, visando o desenvolvimento contínuo.
Parlamentp em destaque
FALA PARAÍBA-BORGES NETO
!—>!—>!—>

Comentários
Postar um comentário