- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
!—>!—>!—>
!—>!—>!—>
Maioria da população de João Pessoa e Campina Grande leva até 30 minutos em deslocamento para o trabalho
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Acordar cedo, tomar café e se deslocar até o trabalho. Esta é a rotina de muitos brasileiros. O deslocamento entre a casa e o trabalho leva boa parte do tempo dos paraibanos. A Paraíba se destaca nos dois extremos do ranking nacional sobre o tempo gasto pelos trabalhadores para chegar ao emprego, conforme dados do Censo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Muitos passam horas no trânsito, percorrendo ruas e avenidas até chegar ao destino. Para muitos, entre a casa e o local do emprego, a distância é grande. Um longo percurso.
Em João Pessoa, a maior parte dos moradores gasta até meia hora para chegar ao trabalho.
O levantamento mostra que 39% da população da capital paraibana leva entre 15 e 30 minutos no trajeto até o local de trabalho.
Outros 23% dos trabalhadores precisam de 30 minutos a 1 hora para concluir o deslocamento — sendo o grupo que mais enfrenta demora aquele que utiliza o ônibus como principal meio de transporte. Já 22% fazem o percurso em um tempo entre 6 e 15 minutos.
Ainda segundo o IBGE, o carro é o meio de transporte mais utilizado pelos trabalhadores pessoenses, representando 40% dos deslocamentos. Em seguida, aparecem o ônibus (24%), a motocicleta (17%) e o deslocamento a pé (10%).
Campina Grande
Segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande também tem um trânsito movimentado. De acordo com o IBGE, 38% dos campinenses levam em média entre 15 a 31 minutos para chegar ao trabalho. Outra parcela dos campinenses, cerca de 31% que moram próximos do trabalho, levam entre 6 a 15 minutos para chegar no trabalho.

Brasil
Dois em cada três trabalhadores brasileiros (67%) levam até meia hora para chegar ao trabalho, segundo dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, eram 65%.
Outros 14,5 milhões (20%) gastam entre 30 minutos e 1 hora, e 7,4 milhões (10%) levam de 1 a 2 horas de emprego e 1,3 milhão (1%), mais de duas horas.
Severino Lopes
PB Agora - FALA PARAÍBA BORGES NETO
Comentários
Postar um comentário