Liderança, inovação e desenvolvimento rural é tema de palestra do projeto “Encontro de Mulheres do Agro” em Parari

 


O projeto “Encontro de Mulheres do Agro”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), promoveu, nessa sexta-feira (21), a palestra “Mulheres do Agro: Liderança, Inovação e Desenvolvimento Rural”, dentro da programação da 1ª Farra da Cabra, realizada pela Prefeitura de Parari, no Cariri paraibano. Durante o evento, mulheres apresentaram suas experiências de vida e palestraram sobre os desafios de empreender.


A assessora de Gestão Social da Sedap-PB e idealizadora do “Encontro de Mulheres do Agro”, Márcia Dornelles, explicou que o projeto surgiu após a constatação de que, apesar da grande importância do trabalho feminino no campo, as mulheres não tinham o protagonismo reconhecido. “A ideia é mostrar exemplos de mulheres, suas lutas e conquistas, de modo que elas sejam inspiração para outras mulheres. As mulheres não eram vistas como protagonistas, eram vistas como um apoio ao homem”, ressalta. 

Durante sua apresentação, Márcia Dornelles afirmou que, ao decidirem se tornar empreendedoras, as mulheres precisam inovar: “Quando forem empreender, busquem agregar algo novo ao produto, ao serviço que vão oferecer”. Ela também enfatizou a importância das mulheres adquirirem conhecimento. “Sem conhecimento a gente não vai muito longe. Com capacittação as conquistas ocorrem com maior rapidez”, disse. E lembrou que as feiras e exposições do agro são vitrines para que as mulheres mostrem sua produção, seus produtos”, pontuou. 

A engenheira de Biossistemas e Consultora Ambiental Paolla Leite também participou do “Encontro de Mulheres do Agro”, em Parari. Ela enfatizou a necessidade das mulheres assumirem papéis de destaque na sociedade em que estão inseridas, assim como a importância delas se apoiarem. “É preciso se unir, acreditar umas nas outras. São muitos momentos de desafio, mas existem muitos espaços a serem ocupados pelas mulheres e elas têm capacidade para isso”, completou. 

Já a psicóloga e secretária de Saúde de Parari, Ana Maria Aires, realizou  uma uma dinâmica de grupo com as mulheres que assistiam o evento. Ela fez alguns questionamentos para demonstrar que cada mulher tem um potencial único e deixou como conselho às presentes que persistam na concretização dos seus projetos: “Vamos em frente, vamos sonhar e vamos empreender”. 
 
A agricultora e chefe de cozinha Maria das Dores também palestrou. Ela contou que aprendeu a cozinhar desde criança. Com espírito irrequieto, ela revelou que “quis mudar e resolvi fazer doces”. E lembrou que buscou se capacitar fazendo cursos: “Fiz vários cursos na cidade. Todo curso que aparecia eu procurava fazer. Fui atrás de aprender”. E acrescentou que o primeiro passo para conseguir empreender é acreditar em si mesma que é possível. 
 
Outra participante do “Encontro de Mulheres do Agro” durante a 1ª Farra da Cabra foi a empresária Marinalva de Brito. Ela fez um relato de como, ao lado do marido, montou um restaurante em Parari que hoje é referência de qualidade e bom atendimento em toda a região. “Vim morar em Parari e procurei algo que a cidade não tinha. Decidi colocar um restaurante. Não tinha dinheiro para investir, mas tinha créditdo”, lembrou. Com muito trabalho, disposição e visão empreendedora, ela colocou o Restaurante Recanto Nordestino e com o passar do tempo foi ampliando o negócio. Depois, montou também uma pousada e afirma que novos projetos estão por vir. “Eu me orgulho da mulher que me tornei. Não desistam do que vocês querem”, aconselhou. 
 
A empresária e secretária de Educação de Parari, Luana Flávia Aires, também foi uma das palestrantes. Ela relatou que “empreender na minha vida foi uma questão familiar. Minha mãe e meu pai já eram empreendedores”. Hoje a família possui uma loja de hortifruti em Parari e outra de produtos de beleza na cidade vizinha de Santo André. “Empreender é sonhar, inovar, acreditar, lutar”, resumiu.

Outra participante do evento, a confeiteira Meire de Jesus Souza, que ajudou a formar um grupo de mulheres empreendedoras em Parari, o trabalho em parceria ajuda na hora de empreender. “A gente está se unindo, uma apoiando a outra”, disse. Ela acrescentou que para criar o próprio negócio exige planejamento, autoconfiança e inovação.  
 
Outra história de superação contada no “Encontro de Mulheres do Agro” foi a de Eliana Patrícia Gonçalves. Aos 9 anos, ela aprendeu a fazer doces vendo a avó. Quando o seu pai saiu de casa e abandonou a família, Eliana cozinhou para ajudar no orçamento. E foi procurando fazer alimentos para vender que não eram encontrados na região, como pastel na hora do intervalo na escola. Ela buscou se capacitar e foi empreendendo. Casou e continuou trabalhando com doces. Incentivou as filhas a estudar e bancou os custos com parte do dinheiro obtido com a confeitaria. As filhas se formaram em Medicina e em Engenharia. A doceira, mesmo sofrendo de fibromialgia, mantém a produção de doces finos, lembrancinhas comestíveis temáticas e bolo de rolo. “Não desistam de lutar, de buscar realizar seus sonhos. E façam algo que gostem”.
 
A Festa - A 1ª Farra da Cabra de Parari termina neste sábado com a realização do pedal com concurso ecológico e visita turística, palestras técnicas sobre palma forrageira e raças, feira de artesanato local e a continuidade das disputas do torneio leiteiro e concurso de raças. As atrações dos shows serão: Chapéu de Aço, Mercinho do Acordeon, Gaviões da Paraíba, Felipe Warley, Os 3 do Nordeste e Gabriel Magnata. 
 
O prefeito de Parari, Genival Queiroz, contou que a 1ª Farra da Cabra vinha sendo planejada há bastante tempo, mas acabava sendo adiada. “Era uma reivindicação dos produtores, dos criadores. Eu tive o apoio do Governo do Estado, do Sebrae-PB, do Empreender-PB, da Apacco, do secretário Joaquim Hugo, do vice-governador Lucas Ribeiro. Nós planejamos esta festa que já é um sucesso, mesmo em seu primeiro ano, fazendo girar a economia da cidade”, avaliou. 

A 1ª Farra da Cabra é realizada pela Prefeitura de Parari e correalizada pelo Governo da Paraíba, por meio da Sedap-PB. A Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Appaco), Sebrae-PB, Caixa, Governo Federal, Banco do Nordeste e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB) também são parceiros do evento. 
SECOM-PB

FALA PARÁIBA-BORGES NETO

Comentários