Bica será reaberta nos próximos 10 dias; presidente do Ibama fará vistoria no parque

 


O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, deverá ser reaberto ao público nos próximos dez dias. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (3), pelo secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira.

Ele ainda anunciou a vinda do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e do presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA), Marçal Cavalcante, para uma vistoria no local.

Nesta manhã, foi realizada uma reunião para discutir uma nova regulamentação que o Ibama preparou. De acordo com o secretário, as medidas pretendem aprimorar o funcionamento de zoológicos em todo o país.

“Teremos a visita do presidente do Ibama e toda a equipe técnica para atestar as condições do funcionamento do nosso parque. A Bica atende todas as exigências técnicas de funcionamento do zoológico e assim a gente quer trabalhar com a transparência, publicidade e parceria com esses órgãos. Por fim, firmar um acordo de cooperação técnica com o Ibama a fim de trabalhar no controle da biodiversidade de outras espécies nativas da nossa fauna”, declarou.

A reabertura do parque ocorre dias após a morte do jovem Gerson de Melo Machado, de 19 anos, que invadiu a jaula de uma leoa no último domingo (30). O episódio gerou uma série de reuniões entre a prefeitura e órgãos ambientais.

Após esse caso, algumas medidas foram aprovadas para reforçar a segurança como: placas de sinalização, anteparos de proteção, cercas elétricas, instalação de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e inteligência artificial, rotinas administrativas controladas, controle de acesso dos usuáriose fechamento dos pontos de vulnerabilidade .

“Acredito que nos próximos dez dias, tão logo sejam atestados aí todas as condições de segurança para os funcionários, para os visitantes, para os animais, já possamos fazer essa liberação. Amanhã receberemos a visita de uma comissão parlamentar dos vereadores. Já estamos com várias reuniões com outras entidades como Ibama, Cetas, Associação dos Zoológicos, Conselho de Médicina Veterinária, fazendo esse acompanhamento e tão logo possamos atestar essa segurança para todas as pessoas, faremos a liberação do parque”, concluiu Welison.

MaisPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários