- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
!—>!—>!—>
!—>!—>!—>
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou a formalização do acordo comercial entre o Mercosul e a UE (União Europeia) e garantiu que o terá tramitação acelerada quando chegar à Casa Legislativa.
O que aconteceu
Motta prevê “tramitação mais rápida possível” a favor do acordo na Câmara. Em publicação no X, antigo Twitter, ele manifesta o desejo de que o tratado entre em vigor rapidamente para beneficiar todas as nações envolvidas. “Ao criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, o Acordo abre oportunidades para mais crescimento, mais renda, mais emprego, mais investimentos e mais trocas de novas tecnologias”, afirmou.
Chegada do texto ao Congresso ainda depende de aprovação do Parlamento Europeu. Antes de chegar para a análise de deputados e senadores no Brasil, a aprovação efetiva do acordo depende da validação da maioria simples dos 720 representantes dos 27 Estados-membros da União Europeia. As votações serão realizadas, individualmente, pelo plenário de cada um dos países.
Parlamento europeu tem poder para vetar o acordo de livre comércio entre os blocos. Ao menos 150 dos 720 eurodeputados já ameaçam recorrer à Justiça para impedir a entrada em vigor da resolução. A insatisfação é motivada por protestos liderados por agricultores, principalmente franceses, que temem prejuízos com a entrada dos produtos sul-americanos sem cobranças adicionais.
Acordo celebrado vai formar uma das maiores zonas de livre comércio do mundo. A união entre os países do Mercosul e as 27 nações da União Europeia corresponde à formação de um mercado estimado de 720 milhões de consumidores e um PIB (Produto Interno Bruto) superior a US$ 22 trilhões.
UOL
PBAGORA
FALA PARAIBA - BORGES NETO
Comentários
Postar um comentário