- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
!—>!—>!—>
!—>!—>!—>
Lula lidera a largada, mas teria vida dura na reta final: o que diz nova pesquisa para a Presidência
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera a corrida presidencial nos cenários de primeiro turno, mas teria dificuldades contra qualquer adversário no segundo, de acordo com levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 25 e 28 de janeiro e divulgado nesta quinta-feira, 29.
De acordo com a sondagem, na disputa em que o senador Flávio Bolsonaro (PL) seria o principal nome da direita, o petista teria 39,8% das intenções de voto contra 33,1% do adversário — a vantagem estaria fora da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na sequência, aparecem numericamente os governadores do Paraná, Ratinho Junior, e de Goiás, Ronaldo Caiado, mas esse cenário passou a ser improvável desde a última terça-feira, depois que o goiano anunciou que iria se juntar ao paranaense no PSD.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), vem na sequência, mas ele está empatado na margem de erro tanto com Caiado e Ratinho Jr. quanto com Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC) — veja quadro completo abaixo.

Em outro cenário, no qual o nome mais forte da direita contra Lula seria o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista teria 40,7% das intenções de voto contra 27,5% do seu oponente — veja quadro completo abaixo.
Esse cenário pressupõe que Flávio Bolsonaro abriria mão da candidatura para apoiar Tarcísio, algo que já foi mais fortemente cogitado, mas que vem perdendo força nos últimos dias.
O desfecho final sobre essa dúvida deve ocorrer hoje, quando está prevista a visita de Tarcísio ao ex-presidente Jair Bolsonaro na Papudinha, unidade prisional que fica dentro do Complexo da Papuda, em Brasília. O encontro estava previsto para a semana passada, mas foi adiado a pedido de Tarcísio depois que Flávio disse publicamente que a reunião serviria para o seu pai pedir ao governador que se empenhasse mais na candidatura presidencial do filho.
Depois desse episódio, Tarcísio deu mais de uma vez declarações em que reforça que não será candidato ao Palácio do Planalto e que irá apoiar a postulação presidencial de Flávio.

Segundo turno
Se a vida de Lula no primeiro turno está mais ou menos tranquila, o mesmo não se pode dizer das projeções para a reta final. Segundo o Paraná Pesquisas, o presidente empataria dentro da margem de erro nas disputas contra Flávio e contra Tarcísio e levaria uma pequena vantagem sobre Ratinho Jr.
A menor diferença ocorre com Tarcísio, quando Lula fica apenas 1,4 ponto percentual à frente. Com Flávio, a situação não seria muito diferente: o petista teria 2,6 pontos percentuais de vantagem.
Em relação à pesquisa divulgada pelo instituto em dezembro, todas as variações entre esses candidatos no segundo turno ocorreram dentro da margem de erro.
A única oscilação negativa se deu com Ratinho Jr. — veja todos os quadros sobre o segundo turno abaixo.




Pesquisa
O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 2.080 eleitores em 160 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-08254/2026.
Veja
FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários
Postar um comentário