O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a atuação das forças de segurança e do Poder Público diante da crescente onda de violência registrada em Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa.A medida foi adotada pela Promotoria de Justiça Cumulativa de Bayeux, sob responsabilidade da promotora Juliana Couto Ramos Sarda, e tem como foco principal os crimes relacionados à atuação de organizações criminosas, especialmente os casos em que moradores estariam sendo expulsos à força de suas próprias casas.
Segundo o Ministério Público, há denúncias de que criminosos ligados a facções têm intimidado famílias, tomado imóveis de forma ilegal e se apropriado de bens pessoais. Muitas vítimas, em situação de vulnerabilidade social, acabam vivendo nas ruas após serem obrigadas a deixar suas residências.
Diante desse cenário, o MP destacou a necessidade de uma ação conjunta entre as polícias e o Poder Público, tanto para identificar os responsáveis pelos crimes quanto para garantir que as famílias expulsas possam retornar às suas casas e tenham seus direitos preservados.
O procedimento instaurado vai acompanhar as ações adotadas para prevenir e reprimir esse tipo de crime, além de cobrar respostas efetivas das autoridades responsáveis pela segurança pública no município. A portaria determina ainda a publicação oficial do ato, a designação de servidores para o acompanhamento do caso e o monitoramento das respostas aos ofícios expedidos pelo Ministério Público.
“Resolve instaurar o presente procedimento administrativo registrando-o sob o número 03.2025.002041, visando a acompanhar a atuação das forças policiais e do poder público no desiderato de prevenir e reprimir a expulsão de moradores de suas casas, bem como a restituição das propriedades às famílias desabrigadas” diz trecho
PB Agora
FALA PARAÍBA-BORGES NETO
Comentários
Postar um comentário