Relíquia de São Francisco de Assis visita Fraternidade Irmãos de Francisco em Campina Grande nesta quarta-feira

 


Dentro das celebrações do Jubileu dos 800 anos da morte de São Francisco de Assis, uma relíquia do santo está percorrendo o Brasil e chegou a Campina Grande.

A relíquia de 1º Grau de São Francisco de Assis, visita nesta quarta-feira (14), a Fraternidade Irmãos de Francisco. A relíquia ficará exposta a partir das 18h30 na sede da Fraternidade,  localizada na Rua Vidal de Negreiros, 341, no Centro, próximo à Praça Coronel Antônio Pessoa (Praça da Morgação).

Um momento celebrativo será realizado para marcar a passagem da relíquia de um dos santos  mais amados da Igreja Católica e patrono da ecologia, seguido de uma procissão. Após o momento de oração, Os Irmãos de Francisco vão aproveitar a presença da relíquia para realizar uma ação com os moradores em situação de rua, percorrendo praças e vários trechos centrais da cidade onde os moradores em situação de rua se encontram, até a feira central. Geralmente essa ação é realizada aos sábados à noite.

Para Ramon Torres, coordenador dos Irmãos de Francisco, receber a relíquia de São Francisco de Assis é um privilégio e um momento para fortalecer a espiritualidade dos membros da Fraternidade. Com trabalho voltado para os moradores em situação de rua, Os Irmãos de Francisco procuram se inspirar nos ideais de São Francisco de Assis, com um trabalho voltado para os pobres na cidade.

Para ele, a presença da relíquia é uma ocasião de profunda graça e devoção para os fiéis, que têm a oportunidade de se aproximar de São Francisco e fortalecer sua fé a partir do testemunho radical de vida evangélica deixado pelo santo.

Receber a relíquia de São Francisco, conforme observou o coordenador da Fraternidade,  é como acolher sua presença viva do santo. Um convite especial. Mesmo tendo passado tantos anos, São Francisco, conforme destacou o coordenador,  continua a inspirar a Igreja a viver o Evangelho com coragem, humildade e alegria”. Com um olhar amoroso para os menos favorecidos da sociedade.

Antes de visitar a Diocese de Campina Grande, a relíquia de 1º Grau de São Francisco de Assis passou pela Arquidiocese da Paraíba desde o último dia 25 de agosto do ano passado. O objeto sagrado, sob os cuidados da Ordem Franciscana Secular, tem gerado momentos de emoção e alegria.

A visita da relíquia mobilizou a Arquidiocese em clima de oração e gratidão. São Francisco de Assis, reconhecido como “o santo da fraternidade universal”, deixou ao mundo um testemunho de amor radical a Deus, aos irmãos e à criação.

Sua vida continua a inspirar não apenas religiosos e religiosas franciscanos, mas todos os cristãos que buscam viver uma fé autêntica, simples e comprometida com a paz.

A presença da relíquia de 1º grau na Paraíba é, portanto, um convite a todos os fiéis para renovar a espiritualidade franciscana em sua vida pessoal, familiar e comunitária, colocando-se a serviço da Igreja e do cuidado com a Casa Comum.

 Durante esses dias, a relíquia está sob os cuidados da Ordem Franciscana Secular (Terceira Ordem Franciscana), que conduz o itinerário pelas comunidades.

A relíquia é proveniente do Monte Alverne, na Itália, onde São Francisco recebeu os estigmas.

Severino Lopes

PB Agora



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários