- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
!—>!—>!—>
!—>!—>!—>
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Com o objetivo de qualificar as famílias das comunidades quilombolas para o mercado de trabalho, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), lançou, nessa segunda-feira (9), no Quilombo Paratibe, na Capital, o Projeto +Proteção Quilombola. A iniciativa vai ofertar seis cursos profissionalizantes com 50 vagas e carga horária mínima de 30 horas, além de fornecer todo o material, refeições durante as aulas e o certificado profissional.
Os cursos serão oferecidos por meio de uma parceria com a Associação dos Quilombos da Paraíba e a contratação da Associação de Promoção do Desenvolvimento Local (APDL). São eles: Artes Visuais (com foco em elementos da cultura local); Artesanato e Identidade Cultural Quilombola; Embelezamento (cabelo e unha); Corte e Costura e Inteligência Artificial para Jovens. Em todos os cursos, haverá um módulo sobre Assistência Social e Direitos Sociais.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, destacou que o Projeto é uma reparação histórica. “O Projeto +Proteção Quilombola é um conjunto de ações e hoje, aqui, em Paratibe, eles escolheram Corte e Costura. Na verdade, essa habilidade as mulheres já têm, mas precisam aperfeiçoar. Já outras mulheres precisam ter a habilidade de pegar em máquinas mais modernas e assim melhorar sua renda. Então, vai trazer renda para casa, oportunidade, qualidade de vida e cidadania em seu próprio território. Essa tarefa, o Governo da Paraíba está cumprindo quando traz toda essa equipe para dentro da comunidade para qualificar as mulheres e aí contribuir também para uma cultura de paz, respeito e reparação histórica com os quilombos da Paraíba”.
Silvania Santos, coordenadora da APDL, frisou que a ocasião tratava da inauguração apenas do primeiro curso profissionalizante para qualificar os cerca de 50 quilombos da Paraíba. “Aqui a gente vai oferecer o curso de Corte e Costura, porém temos outros cursos que serão implementados, levando em consideração o cenário de cada quilombo. Acreditamos que esse curso, além de emponderá-las, também vai dar uma guinada para a produção pessoal e o empreendedorismo”.
A líder do Quilombo Paratibe, Joseane Santos, falou da satisfação em participar do Projeto. “Está trazendo não só um curso de Corte e Costura, que aí vem o empreendedorismo; mas também autoestima para essas mulheres, porque elas vão trabalhar, ter sua própria renda, autonomia e fazer suas coisas de casa, suas roupas, seus reparos. É fundamental mesmo para nós. Então, o curso traz não só um aprendizado, mas também agrega essas mulheres na sociedade, na qual elas vão se conscientizando de que o mundo lá fora também é para elas”.
No Quilombo Paratibe, as aulas de Corte e Costura já começam nesta terça-feira (10). Empolgada, a moradora Bárbara Ramos, que tem 20 anos e é mãe de duas crianças, destacou: “Eu acho muito importante, porque nunca tivemos essa oportunidade antes. Ninguém nunca veio aqui trazer um curso desse para gente e eu e minha mãe vamos aproveitar bastante!”, comemorou.
SECOM-PB
FALA PARAÍBA-BORGES NETO
.jpg)
Comentários
Postar um comentário