A Câmara Municipal de Gurjão realizou, na noite da última sexta-feira (20), a abertura oficial dos trabalhos legislativos de 2026. A primeira sessão ordinária do ano marcou o início das atividades parlamentares com a apreciação e aprovação de diversos requerimentos, todos aprovados por unanimidade pelos vereadores.
Entre as matérias aprovadas, está o Requerimento nº 005/2026, de autoria da vereadora Macielma Cândido, solicitando ao prefeito Zé Elias e à Secretaria Municipal de Ação Social informações detalhadas sobre os serviços ofertados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O pedido inclui cronograma de oficinas, dias, horários, atividades desenvolvidas e dados sobre o funcionamento do Centro do Idoso José Carlos Vidal de Negreiros.
Também foi aprovado o Requerimento nº 001/2026 – CMG, de autoria da vereadora Lidiane Alves, solicitando o recapeamento asfáltico de um trecho no acesso à Rua Ubaldo Borges, percurso da tradicional Procissão de São Sebastião. Segundo a parlamentar, as irregularidades no local dificultam a mobilidade, especialmente de idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
A vereadora Fabrícia Oliveira teve três requerimentos aprovados. O Requerimento nº 002/2026 solicita a limpeza das barragens nas comunidades rurais, além da elaboração e ampla divulgação de um calendário oficial de limpeza por comunidade. Já o Requerimento nº 003/2026 é direcionado ao gerente regional da Cagepa, Lucílio Vieira, pedindo a avaliação da instalação de um chafariz na comunidade Água Fria, durante a execução da obra do Sistema Adutor Transparaíba – Ramal Cariri, ampliando o acesso à água para os moradores.
Ainda de autoria da parlamentar, o Requerimento nº 065/2025 solicita à Secretaria Municipal de Infraestrutura a reposição de lâmpadas na comunidade Cipriano, especialmente nas proximidades das residências citadas na matéria, com o objetivo de reforçar a segurança e melhorar a mobilidade noturna.
O vereador Thalis Morais também teve aprovado o Requerimento nº 062/2025, que propõe que a gestão municipal estude a inclusão de Gurjão no circuito oficial de corridas de rua, seja estadual ou regional, fortalecendo o calendário esportivo e promovendo o município no cenário esportivo
Por fim, foi aprovado o Requerimento nº 004/2026, também de autoria da vereadora Macielma Cândido, solicitando esclarecimentos sobre o pagamento de multa no valor de R$ 50 mil pelo descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relacionado à realização de concurso público, bem como informações sobre as providências adotadas após o pagamento.
Após a apreciação da pauta, o presidente da Casa, Edivaldo Morais, realizou a entrega de quadros personalizados a cada vereador, contendo a foto oficial do mandato, simbolizando o início do novo ano legislativo.
Em entrevista, o presidente avaliou de forma positiva a primeira sessão ordinária de 2026, destacando o compromisso dos parlamentares com as demandas da população e afirmando que espera um ano de diálogo, responsabilidade e avanços para o município. Ao final, agradeceu a presença dos vereadores e do público, declarando oficialmente encerrados os trabalhos.
FALA PARAÍBA BORGES NETO
Comentários
Postar um comentário