- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama Melania Trump foram retirados às pressas de um jantar com jornalistas, em Washington, na noite deste sábado (25), após um homem trocar tiros com seguranças na entrada do evento.
O suspeito, identificado como o professor Cole Thomaz Allen, 31, foi preso sem ferimentos. Ele será apresentado à Justiça federal americana na segunda-feira (27). Um agente chegou a ser ferido, mas passa bem, segundo informações da BandNews.
Após o ocorrido, Trump afirmou que foi um ataque de um “aspirante a assassino”. Ele também descreveu o atirador como um “lobo solitário” e disse que ele tem problemas de saúde mental.
O suspeito, detido por autoridades americanas, teria visado representantes do governo. Mas não está claro se Trump estava entre seus alvos, já que diversos membros da Casa Branca também estavam presentes ao evento.
O que aconteceu?
Por volta das 20h35 do horário local (21h35 de Brasília), convidados do evento ouviram barulhos de tiro do lado de fora do salão que sediava o jantar anual de gala da Associação de Correspondentes da Casa Branca, no hotel Washington Hilton.

Allen furou o esquema de segurança montado para o evento, ao qual haviam comparecido, além de Trump, o vice-presidente JD Vance e diversos outros membros do governo americano, de um total de 2.600 convidados.
O suspeito, que segundo as autoridades americanas portava uma espingarda, uma arma de fogo de cano curto e diversas facas, chegou a trocar tiros do lado de fora com os agentes antes de ser imobilizado e detido.
De início, Trump e Melania mal se moveram. “Pensei que fosse uma bandeja caindo”, declarou o presidente horas mais tarde a repórteres, referindo-se ao som de tiros.
Ao perceber a confusão, pessoas começaram a gritar “abaixem-se, abaixem-se!”. Convidados em trajes de gala se esconderam debaixo das mesas enquanto agentes de segurança sacavam suas armas. Outros, à paisana, empurraram funcionários do governo para o chão e os protegeram com os próprios corpos, ou formaram um cordão de proteção.
Enquanto isso, agentes de segurança usando uniformes de combate invadiram o palco, apontando fuzis para o salão, enquanto Trump, sua esposa e Vance eram retirados do local. Integrantes do gabinete que estavam sentados em mesas espalhadas pelo salão foram escoltados para fora, um a um, por suas equipes de segurança.
Quem é o suspeito?
O suspeito foi identificado pelas autoridades como o professor e engenheiro mecânico Cole Thomaz Allen, de 31 anos, morador da Califórnia.

Trump chegou a compartilhar uma foto dele nas redes sociais, imobilizado no chão, de bruços, e algemado. Ele portava, além de uma espingarda, uma arma de cano curto e diversas facas.
O homem será conduzido a um juiz na segunda-feira, e responderá a acusações por porte de armas durante crime violento e ataque contra agentes federais.
“Minha impressão é de que ele era um lobo solitário”, disse Trump, acrescentando que a motivação do suspeito ainda não estava clara, mas que ele o supunha “doente”.
Esquema de segurança
Momentos após o incidente, Trump, que inicialmente fora levado para a suíte presidencial do hotel, chegou a declarar que gostaria de retomar o evento e discursar. Mas ele teria sido dissuadido pelo Serviço Secreto, que o convenceu a voltar à Casa Branca.

O presidente, então, declarou que gostaria de remarcar o jantar em até 30 dias. Mas a presença de um atirador no hotel levantou dúvidas sobre o esquema de segurança do evento.
As autoridades acreditam que o suspeito conseguiu chegar até a entrada do salão do jantar porque já estaria registrado antes como hóspede do hotel.
O Washington Hilton havia restringido a entrada desde as 14h do horário local –seis horas antes do início do jantar–, permitindo o acesso apenas de hóspedes e convidados.
Convidados do evento afirmam que só precisaram passar por uma revista de segurança ao entrar no salão do jantar, mas não na entrada do hotel.
O próprio Serviço Secreto, porém, defendeu seu esquema de segurança, dizendo que ele foi capaz de deter o suspeito armado antes que ele pudesse adentrar o salão do evento.
- Band/ Uol]
- FALA PARAÍBA-BORGES NETO
Comentários
Postar um comentário