Incra cria assentamento para 22 famílias no município de Taperoá, no Cariri paraibano

 

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 1.821/2026, que oficializa a criação do Projeto de Assentamento Mirabeu Vilar, no município de Taperoá, no Cariri paraibano.

Com a aquisição do imóvel rural Geribita, que possui área de 559 hectares, o assentamento irá beneficiar 22 famílias de agricultores por meio do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

De acordo com o Incra, as famílias já foram selecionadas através de edital e deverão ser homologadas nos próximos dias como beneficiárias do programa.

A aquisição da área foi realizada por meio da modalidade de compra e venda, mecanismo que permite ao Incra obter imóveis rurais destinados à implantação de assentamentos e fortalecimento da agricultura familiar.

A expectativa é que o novo assentamento impulsione a produção agrícola e pecuária na região, aproveitando o solo fértil e a disponibilidade de recursos hídricos da área.

Entre os projetos planejados pelas famílias assentadas estão o cultivo de milho, feijão, algodão, melancia, girassol, hortaliças, frutas e plantas medicinais, além da criação de animais como suínos, caprinos, ovinos e galinhas.

O agricultor José Marcelino Alves Melquíades, um dos beneficiados pelo projeto, destacou a importância da conquista para as famílias contempladas.

“Essa conquista foi muito esperada. Agora teremos a oportunidade de ter nossa própria terra para produzir. É uma satisfação inexplicável”, afirmou.

O Incra destacou que o assentamento representa mais um avanço para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento rural no Cariri paraibano.

parlamento em destaque


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários