Segurança Pública define reforço operacional para a Região Metropolitana de João Pessoa durante reunião estratégica no CICC
O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, comandou na manhã desta quarta-feira (10 de junho), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em João Pessoa, uma reunião de alinhamento operacional voltada à definição de ações e operações que serão desenvolvidas na Região Metropolitana da Capital. O encontro reuniu representantes das forças de segurança estaduais e teve como foco a análise de indicadores estatísticos e informações pela inteligência policial, subsidiando a elaboração de estratégias direcionadas aos cenários identificados pelas instituições.
Durante a reunião, foram avaliados dados relacionados à dinâmica criminal da Região Metropolitana de João Pessoa, permitindo a definição de medidas operacionais voltadas ao reforço da presença das forças de segurança em áreas previamente mapeadas através do monitoramento e análise criminal. Entre as ações previstas está a ampliação do policiamento ostensivo em bairros da região, com apoio de tropas especializadas e fortalecimento da capacidade de resposta imediata às ocorrências registradas pelos canais de atendimento e pelos sistemas de monitoramento.
O planejamento contempla ainda a integração entre as instituições (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar), com compartilhamento de informações e atuação coordenada das equipes operacionais. A operação será executada paralelamente à Operação São João, que já se encontra em andamento em diversas regiões do estado e mobiliza efetivos das forças de segurança para atuação nos eventos juninos e em áreas de maior circulação de pessoas.
Ainda na reunião, o secretário Jean Nunes destacou que os resultados obtidos pela Segurança Pública da Paraíba decorrem da atuação integrada das instituições, da utilização de ferramentas de inteligência e do acompanhamento permanente dos indicadores criminais. “O trabalho realizado pelas forças de segurança da Paraíba é resultado de uma atuação integrada, planejada e baseada em informações produzidas pelas áreas de inteligência e análise criminal. A integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e demais órgãos do sistema permite que as ações sejam direcionadas de acordo com as necessidades identificadas em cada região do estado. Esse modelo de atuação tem contribuído para a redução contínua dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e dos crimes contra o patrimônio, ao mesmo tempo em que fortalece a capacidade de prevenção, investigação e resposta operacional”, afirmou o secretário.
Participaram da reunião o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ronildo Souza, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo Araújo, o delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, além dos comandantes das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp). A iniciativa integra o processo permanente de monitoramento dos indicadores criminais e de planejamento das ações desenvolvidas pelas forças de segurança em todo o território paraibano.
SECOM-PB
FALA PARÁIBA-BORGES NETO
.jpg)
Comentários
Postar um comentário