CÍCERO X EFRAIM: Quaest mostra apenas um ponto entre os dois e transforma segundo lugar em uma “eleição dentro da eleição”

 

A primeira pesquisa Quaest das Eleições 2026 na Paraíba revelou um cenário que pode alterar a estratégia da campanha pelo Governo do Estado. Enquanto Lucas Ribeiro (PP) aparece isolado na liderança, com 38% das intenções de voto, Cícero Lucena (MDB) e Efraim Filho (PL) estão separados por apenas um ponto percentual.

No levantamento estimulado, Cícero registra 19% e Efraim, 18%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Na prática, os números criam uma espécie de “eleição dentro da eleição”: além de enfrentarem Lucas no primeiro turno, Cícero e Efraim passam a disputar diretamente a condição de principal adversário do governador e uma eventual vaga no segundo turno.

A pesquisa ouviu 804 eleitores entre os dias 21 e 24 de agosto, tem nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PB-07850/2026.

Um ponto separa Cícero e Efraim

O cenário estimulado da Quaest ficou assim:

  • Lucas Ribeiro (PP): 38%
  • Cícero Lucena (MDB): 19%
  • Efraim Filho (PL): 18%
  • Pedro Coutinho (DC): 2%
  • Camilo Duarte (PCO): 1%
  • Yuri Ezequiel (UP): 0%
  • Indecisos: 12%
  • Branco/nulo/não pretende votar: 10%

A diferença entre Cícero e Efraim é de apenas um ponto percentual, muito menor que a margem de erro.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta previamente os nomes dos candidatos, o equilíbrio é ainda mais evidente: Cícero e Efraim aparecem com 7% cada, enquanto Lucas alcança 26%.

É justamente esse empate na segunda colocação que tende a aumentar o peso do confronto entre as duas campanhas nas próximas semanas.

Real Time havia mostrado distância maior

Dois dias antes da Quaest, a pesquisa Real Time Big Data apresentava um cenário diferente entre os dois principais oposicionistas.

No levantamento divulgado na segunda-feira (24), Lucas aparecia com 35%, Cícero com 25% e Efraim com 21%. Portanto, naquele instituto, a diferença entre Cícero e Efraim era de quatro pontos percentuais.

Já a Quaest reduziu essa distância para apenas um ponto.

As pesquisas, entretanto, não devem ser comparadas como uma série histórica direta, porque foram realizadas por institutos diferentes, com amostras, questionários e metodologias próprias.

Ainda assim, os dois levantamentos apontam uma característica comum: Lucas aparece em primeiro, enquanto Cícero e Efraim disputam a posição seguinte.

Segundo turno também coloca os dois frente a frente

A Quaest testou ainda um cenário de segundo turno exclusivamente entre Cícero e Efraim.

Nesse confronto, Cícero aparece com 39% e Efraim com 32%. Outros 29% se dividem entre indecisos, votos em branco, nulos ou eleitores que afirmam não votar em nenhum dos dois.

O levantamento também simulou os dois contra Lucas.

Contra Efraim, Lucas aparece com 47% a 33%.

Contra Cícero, o governador tem 48% a 29%.

Ou seja: neste momento da campanha, tanto Cícero quanto Efraim aparecem atrás de Lucas nas simulações diretas, mas a disputa entre eles pela segunda colocação está muito mais apertada no primeiro turno.

A partir de agora, um pode precisar tirar voto do outro

Até aqui, Cícero e Efraim têm concentrado boa parte do discurso eleitoral em críticas ao Governo e à candidatura de Lucas.

O resultado da Quaest, porém, cria um desafio estratégico diferente.

Polêmica Paraíba

Blog do Bruno Lira


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários